quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Santa Pizza

Há anos freqüento a pizzaria Parada do Cardoso, aqui no bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte. Quando chegamos à simpática pracinha, na rua Dores do Indaiá, parece que somos teletransportados para uma pequena cidade do interior de Minas. O clima é muito aconchegante. Infelizmente ou felizmente, a boa fama da casa, aberta em 1997, espalhou-se tanto que é praticamente impossível encontrar uma mesa, em qualquer dia ou horário. Mas, vale a espera, porque a pizza é deliciosa!

Ontem à noite, tivemos uma grata surpresa ao conhecer a Santa Pizza, nova pizzaria instalada praticamente ao lado da Parada do Cardoso, também em uma pracinha (universo paralelo da outra, nas palavras do amigo Rodolfo Mendes, que ontem lá comemorou seu aniversário). Esta é uma filial da Santa Pizza da Serra do Cipó, que existe desde 2003.

Em excelente descrição do jornalista Eduardo Girão, em matéria no portal UAI, “o ambiente é rústico, com mesas de madeira e parede com tijolos à mostra. No imóvel, localizado em ponto do bairro que lembra as cidades do interior, funcionou um armazém na década de 1940. O forno a lenha da casa, onde são assadas as pizzas, foi construído pelo proprietário e é feito com materiais naturais, como terra de cupinzeiro.”


Crédito: Portal UAI

O cardápio oferece entradas, porções de frios, pizzas doces e salgadas, e calzones. Experimentamos ontem dois excelentes, um recheado com creme de moranga com catupiry e camarão, e outro à base do mesmo creme, mas acompanhado de carne de sol. A massa é crocante, uma delícia, e o tamanho do calzone nos surpreendeu positivamente. O preço é justo: R$ 15,00.

Para beber, a casa tem vinhos, chope Albano’s a R$ 3,50, cervejas em garrafa de 600 ml, e algumas opções de cervejas artesanais. Quem ficou feliz foi o maridão, que adicionou mais uma peça à sua coleção de tampinhas de cervejas especiais. Experimentamos a excelente Paulistânia, clara, puro malte, de baixa fermentação (Lager), ótimo acompanhamento para o calzone. O rótulo é ilustrado com uma imagem antiga de São Paulo. Na verdade, segundo informações do site da cervejaria, são 12 rótulos (imagens) diferentes.



Crédito: Site Paulistânia

Além da boa comida e bebida, a boa companhia e o bom papo garantiram uma noite muito gostosa! Se for a Santa Tereza, não deixe de conhecer esses dois lugares especiais!!!

SERVIÇO:

Santa Pizza
Rua Silvianópolis, 452, Santa Tereza, BH - MG. (31) 2555-8222. Aberto de terça a domingo, das 18h à 0h.

Parada do Cardoso
Rua Dores do Indaiá, 409, Santa Tereza, BH - MG. (31) 3461-4798

3 comentários:

Rita Lopes disse...

adorei o texto. quando puder, vou conferir a pizza e o pizzaiolo.

Clara Bello disse...

Rsrsrs. Ai, Ritinha, vá mesmo, você não vai se arrepender!

Vitor disse...

Fui ontem, 20/01/2011, ao Santa Pizza. Estava passando indo ao Temático, outro bar muito bom em Santa Tereza, e parei ao ver o novo estabelecimento na rua Silvianópolis.
Fiquei muito satisfeito em conhecer o lugar que é muito aconchegante, agradável, pratos muito atraentes e cervejas variadas.
Hoje estou fazendo propaganda do Santa Pizza, e comecei a pesquisar sobre eles até chegar nesse blog.
Clara, muito bom seus textos e estou adorando o blog! Parabens!!

Postar um comentário