terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Cozinhando com o Claude Troisgros (e outras novidades do GNT)

Desde 2005 assisto ao programa “Menu Confiança”, no GNT (segundas, às 22h), primeiro reunindo Claude Troisgros e Renato Machado, depois com o chef fazendo dupla com Deise Novakoski. No programa, o Claude preparava uma receita, e a harmonização era testada sempre com duas opções de vinho. Infelizmente, o “Menu Confiança” vai acabar, segundo o GNT, porque é tempo de renovar.



Em 2009 o canal até já havia criado um novo programa de harmonização, só que, desta vez, de comida com cerveja. É verdade que só tem cerveja da Bohemia, que é a patrocinadora, mas é interessante, porque cada programa tem convidados diferentes, incluindo o chef. No final, rola uma palhinha do músico ou banda convidada. O Harmonize passa às quartas-feiras, às 21h.



A boa notícia é que a Deise deverá ter um quadro no “Happy hour” (segunda a sexta, às 19h), no qual ensinará a preparar drinques, e o Claude vai comandar o “Que marravilha”, com estreia prevista para abril e inspirado no “Chef a domicílio”, de outra TV a cabo.

Qualquer pessoa pode participar, basta enviar um vídeo pelo site do programa explicando o motivo pelo qual você tenha que ser escolhido, ou “denuncie” outra pessoa que precise de ajuda nas panelas. Para cada selecionado o Claude ensinará uma receita na frente das câmeras. Depois, a pessoa terá de encarar o fogão sozinho e mostrar tudo o que aprendeu. Além do contemplado, um acompanhante, que não sabe da surpresa, participa do encontro.

O Claude, conhecido por aliar nossos exóticos produtos tropicais à renomada culinária francesa, já foi premiado inúmeras vezes com os títulos de chef do ano e ainda melhor restaurante francês. Ele veio para o Brasil em 1979, para integrar a equipe do chef Gaston Lenôtre, no Pré Catelan, no Rio de Janeiro, e hoje tem três restaurantes na cidade maravilhosa.

Recentemente, o GNT também estreou o “Viagem Gastronômica”, com conteúdo exclusivo na web. Já no sétimo episódio, no programa a chef Karen Couto mostra curiosidades da culinária da França e Espanha. Em Paris, por exemplo, ela visitou a “Mariage frères” e entrevistou o responsável pela operação daquela que é considerada a melhor e mais chique loja de chás do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário