terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Gazpacho Andaluz

(para 6 pessoas, como entrada, e para 4 pessoas, como prato principal)
Ingredientes
1 kg de tomate para molho, bem vermelho
½ pepino
1 pimentão vermelho
1 cebola
1 ou 2 dentes de alho
1 colher (sopa) de vinagre de Jerez
Tabasco, sal e azeite extravirgem a gosto

Modo de preparo
Retire a pele e a semente dos tomates, a casca e sementes dos pepinos, e as sementes dos pimentões. Pique os tomates, pepino, pimentão, cebola e alho. Bata tudo no liqüidificador e tempere com sal, tabasco, vinagre de Jerez e azeite. Bata novamente. Coloque na geladeira e sirva gelado.

Dica 1: como guarnição, coloquei cubinhos de pepino e pimentão vermelho, e croutons. Você também pode servir com uma bola de sorvete de queijo de cabra, de queijo minas ou de iogurte. Se não encontrar esses sorvetes salgados, sirva com uma boa colherada de queijo de cabra fresco e cremoso ou uma colherada de um iogurte encorpado. Se não colocar os croutons, pode servir com torradas bem fininhas.

Dica 2: para retirar a pele dos tomates, você deve lavá-los e fazer um pequeno e leve sulco em formato de X com a ponta de uma faca. Mergulhe os tomates por 30 segundos em uma panela com água fervendo. Retire-os, e passe para uma vasilha com água e cubos de gelo, para interromper o cozimento. Puxe a pele com as mãos ou com uma faca. Ela se desprenderá facilmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário