domingo, 31 de janeiro de 2010

Bolo de aniversário

Já fiz esse bolo cinco vezes, e sempre é um sucesso, porque a combinação de chocolate com morangos é simplesmente imbatível. A receita base é do bolo Nega Maluca, e o recheio é de morangos picadinhos e chantilly caseiro. Cubro as laterais com o chantilly, e o topo com geléia de morangos caseira e morangos inteiros. Voilà!


Ingredientes


Massa
1 xícara de açúcar refinado
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de Nescau
1 pitada de sal
2 ovos
1 xícara de óleo
1 colher de sobremesa de baunilha
1 colher de sobremesa de fermento
1 xícara de leite fervendo

Recheio e cobertura
5 caixas de morangos (de 300 g cada)
¾ de xícara de açúcar refinado mais 4 colheres de sopa
300 ml de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de suco de limão

Modo de preparo


Massa
Misturar primeiro os ingredientes secos em uma vasilha, adicionar os líquidos, menos o leite quente. Adicioná-lo por último, e bater rapidamente. Assar em forma de aro removível de 23 cm, à temperatura média (180ºC). Retirar do forno e deixar esfriar. Corte o bolo ao meio para rechear. Para isso, eu uso um fio de aço inox, próprio para pâtisserie.

Recheio e cobertura
Leve o creme de leite ao congelador por 15 minutos. Retire, e bata na batedeira com duas colheres de sopa de açúcar, em velocidade média, até atingir o ponto de chantilly. Guarde na geladeira.

Lave bem os morangos e retire os cabinhos. Separe de 20 a 25 dos mais bonitos, que tenham mais ou menos o mesmo tamanho, para enfeitar. Pique o restante em pedaços. Separe metade e coloque em uma panela de aço inoxidável, junte ¾ de xícara de açúcar e o suco de limão. Deixe ferver, abaixe o fogo para médio, e cozinhe por 30 minutos, retirando a espuma que se forma na superfície, com uma escumadeira, a cada cinco minutos. Reserve e deixe esfriar. Na outra metade dos morangos picados, misture duas colheres de sopa de açúcar, e reserve.

Montagem
Distribua na metade do bolo a metade dos morangos picados com açúcar.










Cubra com mais ou menos metade do chantilly, e depois com o restante dos morangos picados. Coloque a outra metade do bolo por cima.










Com uma espátula, cubra as laterais com o restante do chantilly. Guarde o bolo na geladeira, até a hora de servir.



½ hora antes de servir, disponha os morangos inteiros na borda, sem deixar espaço entre eles, até completar o círculo. Distribua a geléia de morangos dentro do círculo formado pelos morangos e sirva.

2 comentários:

Marina disse...

Esse é o melhor bolo que existe! Essa minha cunhada é demais!

Clara Bello disse...

Obrigada, cunhada!

Postar um comentário