domingo, 17 de janeiro de 2010

Linguicinhas agridoces da Nigella

O programa da Nigella Lawson, que passa no GNT, é um dos meus preferidos. Adepta da "comfort food" e de porções generosas, ela apresenta receitas rápidas e saborosas no livro "Nigella Express". Uma delas é a de Linguicinhas Agridoces. Já fiz dezenas de vezes. Geralmente uso as linguicinhas da marca Friall, mas ontem fiz com as da marca Soleto, e também ficou muito bom.

Linguicinhas Agridoces

Ingredientes
1kg (75) de linguicinha cocktail (ou aperitivo)
2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
125 a 150 ml de mel
2 colheres (sopa) de molho shoyu

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 220 °C;
Separe as linguiças, se estiverem atadas, e arrume numa assadeira grande e rasa;
Bata juntos o óleo de gergelim, o mel e o shoyu. Distribua sobre a vasilha sobre as linguiças e, com as mãos – ou com um par de espátulas – mexa para que todas as linguiças fiquem cobertas pelo molho;
Asse por 25 a 30 minutos; na metade do tempo, dê uma virada nas linguiças, se você estiver perto do forno.

OBS: Acho essa quantidade de mel excessiva, eu coloco menos.



5 comentários:

Chefe Gourmet disse...

Muito bom.... Mas na minha opniao nao gostei da linguiçinha da Soleto, ja usei tambem, hoje os uso a da Friall tem muito mais padrao e 'e muito mais saborosa. Pode experimentar fazer ela flambada com champagne que tambem fica otima, pode usar aquelas mais baratinhas mais adocicada tipo Cidra mesmo. A Friall tem muito produtos defumados tradicionais excelente para fazer petiscos, da ma olhada no site deles.
www.friall.com.br

Clara Bello disse...

Olá, Chefe Gourmet, concordo com você, a linguicinha da Friall é melhor. Várias pessoas já me disseram que fazem com champagne. Dá próxima vez, farei. Obrigada pela visita, e volte sempre. Abs.

Neila Ribeiro disse...

Esta linguicinha pode ser servida fria?

Clara Bello disse...

Olá, brigite, ela pode ser servida fria sim, sem problemas. A linguicinha fica gostosa quente ou à temperatura ambiente. Abs e obrigada pela visita.

faca na galinha disse...

Prezada Clara,

Fiz esta receita com grande expectativa de ficar igual à foto do livro (bem caramelizada), mas o resultado foi meio frustante, pois o molho não aderiu bem á linguiça, o que também percebi que foi prejudicado pela própria gordura que sai da linguiça. Você tem alguma dica?

Postar um comentário