domingo, 25 de abril de 2010

Mini hambúrguer coquetel

Faço sempre essa receita de hambúrguer do Jamie Oliver, mas para servi-lo grande, como sanduíche. Para o happy hour, fiz a versão mini, em formato mais arredondado. A minha idéia inicial era fritá-los na frigideira, depois colocar uma fatia de queijo cheddar em cima de cada um e levar ao forno para derreter o queijo. Minha irmã me convenceu a desistir do cheddar, porque ia dar muito trabalho. Além disso, ao invés de fritar as bolinhas, resolvemos assá-las no forno. Para o happy hour, fiz o dobro desta receita. Se você for fazer o hambúrguer em tamanho natural, uma receita rende 6.

Ingredientes

900g de carne moída
1 cebola roxa picadinha
Azeite de oliva
½ colher de chá de sementes de cominho
1 colher de sopa de sementes de coentro
1 pitada de sal
1 colher de chá de pimenta-do-reino moída
½ xícara de chá de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa bem cheia de mostarda Dijon
1 ovo caipira grande
100g de migalhas de pão
Óleo de amendoim ou outro óleo sem sabor

Modo de Preparo

Numa frigideira, frite a cebola em azeite por cerca de 5 minutos até ela ficar macia, mas não dourada. Isso vai dar um toque adocicado ao hambúrguer. Junte a cebola à carne. Num pilão, soque o cominho, as sementes de coentro, o sal e a pimenta até ficarem finos. Acrescente a mistura à carne. Adicione o parmesão, a mostarda Dijon, o ovo e as migalhas de pão e misture. Leve à geladeira por cerca de uma hora. Modele os mini hambúrgueres e coloque-os em uma assadeira untada com o óleo. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC para assar, até que estejam dourados. Retire do forno e espete cada um com o palito de sanduíche.

4 comentários:

Kika disse...

Estou aqui para comentar que mal passei aqui, e já virei fã do seu blog! Também sou de BH, e sinto falta de um local para trocar idéias com gente da cidade. Adorei a dica do festival de risotos do chef Gabriel, e já estou marcando uma ida lá nessa semana.
Se quiser trocar informações, segue meu e-mail. Estou planejando um blog culinário para breve também.
cristianalara@live.com

Um abraço,
Cristiana

Clara Bello disse...

Ei, Cristiana, obrigada! Realmente é muito bom trocar idéias com pessoas que compartilham conosco as mesmas paixões. Também pretendo ir ao festival de risotos logo. Aguardo o seu blog!!! Se quiser me escrever, meu e-mail está no meu perfil: claravbofernandes@gmail.com. Volte sempre! Adoro receber comentários, sugestões e colaborações de todos. Abraços.

Kika disse...

Oii, como eu te disse, fui no festival! excelente, eu recomendo! um abraço
Cristiana

Clara Bello disse...

Que ótimo!! Vou até lá hoje!!! Abs.

Postar um comentário