domingo, 25 de abril de 2010

Espetinho de tomatinho italiano com queijo minas ao pistou de manjericão

Segundo a definição do livro “Minhas receitas da Provence”, da Patricia Wells, o pistou vem da palavra provençal pista, que significa moer, triturar e esmagar, que é como se faz este molho fresco de ervas. O pistou é aparentado com o pesto italiano, mas não contém pinhões nem queijo. Pode-se prepará-lo no processador de alimentos, mas o molho ficará muito melhor em textura e em sabor se for preparado à mão, em um pilão.

Pensei que o pistou seria um excelente “tempero” para o nosso queijo canastra, e o tomatinho, um parceiro perfeito. Você pode fazer o espetinho com tomatinho cereja, mas eu encontrei no supermercado esses mini tomates italianos que estavam lindos.

Ingredientes

2 dentes de alho picadinhos
Sal a gosto
1 xícara de chá de folhas de manjericão
¼ de xícara de chá de azeite de oliva extravirgem
900g a 1kg de mini tomates italianos, higienizados
½ queijo canastra grande, meia cura

Modo de preparo

Em um pilão, esmague o alho com sal a gosto até formar uma pasta. Junte o manjericão aos poucos, socando e girando o pilão para formar uma pasta. Devagar, junte o azeite e misture, até formar uma pasta homogênea. Verifique o sal. Corte o queijo em cubos e misture o pistou. Pegue um palito de sanduíche, espete um tomatinho e depois um cubo de queijo. Sirva, ou guarde na geladeira até a hora da festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário