segunda-feira, 5 de abril de 2010

Babaganouch

O Babaganouch é uma das entradas mais populares da cozinha árabe, além de ser muito saudável. O tahine (pasta de gergelim) você encontra em bons supermercados. Aqui em BH o Super Nosso Gourmet tem um "cantinho" libanês onde você pode achar, mas eu comprei no Empório Vila Árabe.

Ingredientes

2 unidades de berinjela médias
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de salsinha picada
suco de um limão
2 colheres de sopa de tahine
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de azeite de oliva

Modo de preparo

Espete um garfo em cada berinjela e coloque-as individualmente na chama do fogão até a casca escurecer bem. Você também pode fazer como eu fiz, colocando as berinjelas inteiras para assar no forno até que elas fiquem macias (não se esqueça de fazer alguns furos antes de levar ao forno). Corte as berinjelas ao meio e retire a polpa de cada uma com uma colher, descartando as cascas. Coloque as polpas numa peneira fina para escorrer a água. Numa tigela, coloque a tahine e, mexendo sempre, acrescente o suco de limão, até a mistura ficar com uma consistência pastosa. Junte o alho, o sal, a salsinha, o azeite, a polpa de berinjela, a pasta de tahine e misture muito bem. Coloque a mistura num processador de alimentos ou num liqüidificador para formar uma pasta bem homogênea. Não é obrigatório, eu misturei com um garfo. Conserve na geladeira e sirva com pão sírio.

Dica: corte o pão sírio em triângulos, e separe as duas metades. Espalhe em um assadeira, regue com um pouco de azeite e salsinha picada e leve ao forno pré-aquecido por cinco minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário