quinta-feira, 29 de abril de 2010

Escondidinho de Boeuf Bourguignon com Purê de Batatas

Para o happy hour de aniversário, decidi fazer um prato quente que pudesse ser preparado com antecedência. O escolhido foi o escondidinho. A versão tradicional leva carne seca, purê de mandioca e queijo, mas eu quis fazer um escondidinho diferente. Afinal, dá para "esconder" praticamente qualquer coisa, variando o recheio e a cobertura. Veja a matéria "Escondidinho e suas variações conquistam amantes da boa mesa".

Eu adoro o Boeuf Bourguignon (carne ao molho de vinho), talvez uma das mais tradicionais receitas francesas. Quem viu o fime "Julie & Julia" vai se lembrar bem do desastre, quando o boeuf bourguignon da Julie queimou no forno, e ela teve que fazer tudo de novo. Eu não faço no forno, cozinho no fogo mesmo. Como geralmente o acompanhamento é purê de batatas, tive a idéia de servir em forma de escondidinho. Fiz a receita, desfiei a carne com as mãos e juntei um pouco do molho. Depois, montei os ramekins individuais, forrando com a carne e cobrindo com o purê de batatas e queijo parmesão ralado. Na hora de servir, foi só levar ao forno quente para gratinar. Pena que, na correria, esquecemos de tirar fotos do escondidinho!!

A receita do Boeuf Bourguignon é muito simples, mas demora para ficar pronta. A boa notícia é que ele pode e deve ser feito com um ou dois dias de antecedência. Fica até mais gostoso! A carne deve marinar por 12 horas na geladeira, e depois cozinhar em fogo baixo por, no mínimo, duas horas. O ideal são quatro horas! Antes que alguém pergunte, não dá no mesmo cozinhar na panela de pressão. O cozimento lento resulta em sabores marcantes, porém delicados, e mantém a carne firme, mas extremamente macia. Na pressão ela fica molenga, chega mesmo a desmanchar. Ainda prefere a panela de pressão? A matéria "No embate, ganha o lento e intenso", tirou a prova dos nove, mas com uma receita de Barreado.

Bouef Bourguignon

(para 6 pessoas)

Ingredientes

1,5 kg de peito de boi, alcatra, músculo ou coxão mole
1 garrafa de bom vinho tinto
1 cebola picada
1 cenoura em cubos
4 dentes de alho amassados
4 cravos
10 grãos de pimenta mignonette *
100 g de toucinho em cubos
1 colher alho picado
1 colher cachaça ou conhaque
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 bouquet garni (louro e tomilho)
12 cebolas miúdas cozidas e puxadas na manteiga
salsa picada
sal, pimenta, noz de moscada

Modo de preparo

Corte a carne em cubos grandes e tempere com sal e pimenta. Deixe marinando por 12 horas com a cebola picada, cenoura, alho, cravo, pimenta mignonette e a noz moscada e o vinho tinto numa tigela. Refogue o toucinho no azeite e reserve. Retire os cubos de carne da marinada e frite aos poucos na gordura do toucinho, até dourar. Frite o alho picado, acrescente os cubos de carne dourados e o toucinho. Flambe com a cachaça ou com o conhaque. Salpique a farinha de trigo, misture bem e junte a marinada. Faça um bouquet garni, amarrando com um barbante ou linha uma folha de louro e alguns ramos de tomilho. Coloque na panela, tampe e cozinhe, bem devagarzinho, durante 4 horas. Retire o bouquet garni, junte as cebolas miúdas e finalize com salsa.

* pimenta do reino em grão grosseiramente quebrada ou amassada, utilizada principalmente para realçar o sabor de caldos, molhos, vinagretes, marinadas, etc.


Purê de Batatas
(para 6 pessoas)

Ingredientes

900 g de batatas cortadas em cubos grandes
200 ml de leite integral
50 g de manteiga
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Cozinhe as batatas e passe-as pelo espremedor. Em uma panela, junte a batata e a manteiga, e vá acrescentando o leite aos poucos. Tempere com pimenta e sal a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário