Quando postei falando sobre os programas de gastronomia do GNT, a Ritinha, colega de trabalho e uma de minhas leitoras mais fiéis, perguntou se eu me lembrava da Ofélia. Como não se lembrar do seu programa na TV Bandeirantes??
Pesquisei e descobri que Ofélia Anunciato, falecida em 1998, é a precursora dos programas do gênero no Brasil. Pioneira da televisão, ela estreou como culinarista na TV Santos no dia 11 de fevereiro de 1958! Depois de seis meses, foi contratada pela TV Tupi de São Paulo, tornando-se culinarista do primeiro programa feminino da televisão brasileira: “Revista Feminina”.
Ofélia ficou na Tupi até 1968, quando ela, o programa e toda a equipe se transferiram para a Rede Bandeirantes, onde ganhou programa próprio: o inesquecível “Cozinha Maravilhosa de Ofélia”, interrompido somente com a sua morte. Ou seja, ela ficou no ar por incríveis 40 anos!!! Deve ser um recorde da televisão mundial. Além disso, essa heroína escreveu 14 livros de receitas. Acho que o mais famoso é “A Cozinha Maravilhosa de Ofélia”.
Ainda bem que tem gente da família seguindo os seus passos. Já vi o neto, Rodrigo Anunciato, em vários sites na internet, ensinando receitas, como a avó.
Rendo minhas homenagens a essa mulher que inspirou milhares de donas de casa Brasil afora, sempre com idéias e receitas maravilhosas (dizem que ela inventou o salpicão, para aproveitar sobras do almoço). Deixo o segredo do sucesso das receitas de Ofélia, sempre fundamentado nesta sua frase: “Na verdade, não há segredos na arte de cozinhar. Se você cozinha gostando de cozinhar, certamente será capaz de fazer um prato saboroso. E se tiver por perto alguém que goste de ensinar a cozinhar, como eu gosto, então não haverá nenhum problema”.
skip to main |
skip to sidebar
Twitter
Criei este blog para compartilhar receitas executadas na minha cozinha, dicas e curiosidades da gastronomia. Escrevo para os amantes da boa comida e também da boa bebida, e para as pessoas que, como eu, têm prazer em receber, mas não se propõem a ser um chef profissional.
Quem sou eu
- Clara Bello
- Jornalista, adora receber amigos e familiares em casa, para uma boa comida e um bom bate-papo.
Postagens Antigas
-
▼
2010
(230)
-
▼
fevereiro
(30)
- Bolinho de fubá do Solar da Ponte
- Tentação via web
- Design na cozinha e a horta portátil
- Papinhas gourmet
- Você é o que você come, e a sua família também (so...
- Fritata de batatas com linguiça
- Caponata
- Erva culinária mais antiga da qual se tem notícia
- Coentro: caso de amor e ódio
- Pão de iogurte, mel e semente de erva-doce
- Quem quer pão?
- Cupcake de geléia de morango
- Fondi Mineiro
- Como fazer creme azedo (sour cream)
- Sopa de Cenoura e Gengibre
- Top Chef
- Oratório Bar
- Polenta não é angu
- B.A.R.
- Trufas de chocolate amargo, canela e avelã
- Pappardelle ao molho de mostarda e tiras de filet
- Trouxinha de brie com geléia de frutas vermelhas e...
- Jantar Gourmet da Cabaleiro
- Molho bolonhesa legítimo
- Molho de tomate bom e fácil
- Daiquiri
- Havana Beach Cocktail
- Mojito
- Bebendo e comendo como as estrelas
- A Maravilhosa Ofélia
-
▼
fevereiro
(30)
Pesquisar este blog
Categorias
- à mesa (2)
- Bebidas (7)
- BH (1)
- Cursos (5)
- dicas (11)
- Entradas (11)
- Lanches (11)
- Livros (15)
- Menus (11)
- NY (3)
- paris (3)
- Prato Principal (19)
- Programas de rádio e TV (18)
- Restaurantes (13)
- Sites de receita (2)
- Sobremesa (16)
- Sopas (3)
- Tira-gosto (8)
8 comentários:
pois é, quanta saudade da ofélia, suas receitas, seu jeitinho especial e as patrocinadoras panelas de pressão clock! rsrsrs.. quanta saudade, e mais ainda, da minha mãe assistindo ao seu programa. ela adorava! adorei o post!
Saudades.... presto minha homenagem a maravilhosa Ofélia,não perdia um só programa.À propósito alguém copiou a receita de Pão de mel que ela ensinou? Tenho somente os ingredientes e não anotei a maneira de fazer.... é uma pena... Se alguém puder postar esta receita é bom demais....
Olá, Iara, a Ofélia era mesmo o máximo! Não tenho essa receita dela.. Alguém?
Ofélia me inspirou muito na cozinha e tenho saudades de seu programa onde diariamente trazia receitas muito interessantes.
Quando casei em 1966, tive que sair do emprego pois não aceitavam no trabalho mulher casada, então me restou cuidar da casa e do marido por algum tempo. Uma tarde assistindo a tv bandeirantes conheci Ofélia Anunciato e Maria Tereza Gregori no programa "Revista Feminina" ou "Mulheres", não lembro bem. Me apaixonei pela qualidade e dedicação das duas em apresentar a culinária.Não me separei mais delas até que sairam do ar. Ofélia foi para um programa só seu, na hora do almoço e Maria Tereza sumiu da Tv, infelizmente. Tenho meus cadernos de receitas salgadas com receitas escrito o nome da receita e em baixo "Ofélia" Quem conhece o Bacalhau à Gomes Sá, cucuz da Ofélia, salpicão. O "Piruê" Que foi uma receita vencedora em um concurso e que faço até hoje...Enfim, Ofélia deixou uma imensa lista de coisas boas na minha vida. Tenho o maior carinho e gratidão por essa mulher que fez a diferença na minha vida. Se não fosse ela, eu não teria aprendido tanto sobre cozinha. Que Deus a ilumine onde quer que esteja.
Mary Clair Peron
Eu gostaria muito de resgatar a receita de almôndegas de frango com bacon. Se alguém a possuir me avise, por gentileza. Antecipadamente agradeço.
Eu gostaria muito de resgatar a receita de almôndegas de frango com bacon. Se alguém a possuir me avise, por gentileza. Antecipadamente agradeço.
estou aqui por causa de comida. Molho branco. Descobri o vídeo do Chef Rodrigo Anunciato e o sobrenome me chamou atenção. Achei Ofélia de novo. Foi muito bom. Ofélia era maravilhosa na sua arte. Uma mulher humana, amorosa. ....
Postar um comentário