Acabei de assistir a estréia da quarta temporada do meu programa de culinária favorito: Top Chef, transmitido pelo canal Sony. Pena que passa aqui com um atraso enorme! Nos EUA, o programa já está na sexta temporada. Apesar de a fórmula lembrar o Hell´s Kitchen do Gordon Ramsey, é centenas de vezes melhor. É tão bom que a Ana Maria Braga tentou copiar, com o quadro Super Chef.
No Top Chef, 16 candidatos disputam o título de Top Chef e 100 mil dólares em dinheiro para começar seu próprio restaurante. As provas consistem em cozinhar, em determinadas condições e num determinado (e curto) espaço de tempo, pratos interessantes, criativos e inovadores. Em sua maioria, os concorrentes já trabalham em restaurantes de renome, alguns têm seus próprios restaurantes, uns com formação culinária, outros sem.
O júri fixo é presidido por Tom Colicchio, famoso chef americano, e há sempre um jurado convidado. Todos os episódios têm um tema e o mesmo formato: há uma prova chamada Quickfire Challenge, em que os concorrentes têm que trabalhar com limitação de tempo, de orçamento, de ingredientes e de técnicas, o que torna tudo mais difícil e interessante. Neste primeiro desafio ninguém perde nada, mas o vencedor ganha imunidade e não pode ser eliminado no grande desafio do episódio.
O Desafio de Eliminação é mais complexo. Mantém-se fiel ao tema do episódio, mas há mais tempo, mais orçamento e, por vezes, trabalho em equipe. As provas vão desde organizar o buffet de um casamento (de um dia para o outro!) a preparar um jantar de seis pratos para uma celebridade e seus convidados, ou até mesmo cozinhar com os ingredientes mais estranhos. Ganha a criatividade, a boa execução e a bela apresentação.
O programa não ensina a cozinhar, mas mostra formas de ser criativo e inovador, com os mesmos ingredientes de sempre ou com ingredientes que nunca sonhamos utilizar. O legal é que cada temporada é gravada em uma cidade diferente. A terceira foi em Miami, e esta está sendo em Chicago. No site oficial você encontra informações sobre todas as temporadas e muitas receitas, algumas delas fáceis de executar, como a Sopa de Cenoura e Gengibre do próximo post.
TOP CHEF - QUARTA TEMPORADA
Horário: aos sábados, às 13h, no canal Sony (reprise à meia-noite)
skip to main |
skip to sidebar
Twitter
Criei este blog para compartilhar receitas executadas na minha cozinha, dicas e curiosidades da gastronomia. Escrevo para os amantes da boa comida e também da boa bebida, e para as pessoas que, como eu, têm prazer em receber, mas não se propõem a ser um chef profissional.
sábado, 6 de fevereiro de 2010
Quem sou eu
- Clara Bello
- Jornalista, adora receber amigos e familiares em casa, para uma boa comida e um bom bate-papo.
Postagens Antigas
-
▼
2010
(230)
-
▼
fevereiro
(30)
- Bolinho de fubá do Solar da Ponte
- Tentação via web
- Design na cozinha e a horta portátil
- Papinhas gourmet
- Você é o que você come, e a sua família também (so...
- Fritata de batatas com linguiça
- Caponata
- Erva culinária mais antiga da qual se tem notícia
- Coentro: caso de amor e ódio
- Pão de iogurte, mel e semente de erva-doce
- Quem quer pão?
- Cupcake de geléia de morango
- Fondi Mineiro
- Como fazer creme azedo (sour cream)
- Sopa de Cenoura e Gengibre
- Top Chef
- Oratório Bar
- Polenta não é angu
- B.A.R.
- Trufas de chocolate amargo, canela e avelã
- Pappardelle ao molho de mostarda e tiras de filet
- Trouxinha de brie com geléia de frutas vermelhas e...
- Jantar Gourmet da Cabaleiro
- Molho bolonhesa legítimo
- Molho de tomate bom e fácil
- Daiquiri
- Havana Beach Cocktail
- Mojito
- Bebendo e comendo como as estrelas
- A Maravilhosa Ofélia
-
▼
fevereiro
(30)
Pesquisar este blog
Categorias
- à mesa (2)
- Bebidas (7)
- BH (1)
- Cursos (5)
- dicas (11)
- Entradas (11)
- Lanches (11)
- Livros (15)
- Menus (11)
- NY (3)
- paris (3)
- Prato Principal (19)
- Programas de rádio e TV (18)
- Restaurantes (13)
- Sites de receita (2)
- Sobremesa (16)
- Sopas (3)
- Tira-gosto (8)
Nenhum comentário:
Postar um comentário