terça-feira, 13 de abril de 2010

Salsichão Cozido com Salada de Batatas

Essa dupla (salsichão com salada de batatas) sempre faz sucesso. Já fiz essa receita dezenas de vezes, mas nunca me canso de repeti-la. Você pode usar o tipo de salsichão de que mais gosta para acompanhar essa salada de batatas diferente, cujo segredo reside no vinagre de xerez, encontrado facilmente nos bons supermercados (uso o da marca Borges).

A receita original da batata pede chalotas (tradução do francês échalote), mas eu nunca vi aqui em Belo Horizonte para comprar. Espécie prima da cebola comum, mas de sabor bem mais sutil e menos ácido, as échalotes podem ser substituídas por cebolinhas roxas bem novas, que também tendem a apresentar um sabor menos potente que o de uma grande cebola amarela.

Salsichão Cozido com Salada de Batatas
(para 4 pessoas)


Ingredientes

1/2 xícara de chá de azeite de oliva extravirgem
4 chalotas ou 4 cebolas roxas pequeninas, finamente picadas
4 salsichões frescos
750g de batatinhas de casca fina, escovadas e lavadas
1/4 de xícara de chá de vinagre de vinho xerez de boa qualidade
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora)
Um punhado pequeno de salsa fresca (opcional)

Modo de preparo

Numa tigela, misture o azeite e as cebolas; reserve. As cebolas marinam no azeite para perder qualquer amargo. Numa panela, coloque os salsichões, junte água fria até cobrir, e leve a ferver em fogo baixo. A água não pode ferver em fogo alto, para não arrebentar a pele. Deixe por 30 a 40 minutos, ou até que esteja cozido. Desligue o fogo e conserve o salsichão na água de cozimento. Enquanto o salsichão cozinha, ponha as batatas para ferver em outra panela, com água e sal, até que fiquem macias. Acrescente o vinagre à mistura de azeite e cebolas, mexendo bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Escorra as batatas. Quando estiverem quentes o bastante que você possa pegá-las, corte-as em rodelas finas, iguais. Acrescente ao molho vinagrete e espalhe a salsa. Escorra o salsichão e sirva, inteiro ou em rodelas, com uma boa mostarda. Essa aí da foto é a Mostarda de Dijon Maille L´Ancienne (em grãos).


Fonte: Livro Cozinha de Bistrô, de Patricia Wells

3 comentários:

Liene Maciel disse...

Obrigada, Clara! Vou repetir aqui em casa a receita para ver se fica tão bom quanto o que eu comi aí.

E mais uma vez parabéns pelo menu do niver do Bruno. Ficou tudo estupendo. Se não for segredo, vá postando aqui também...

bjs

Liene

Clara Bello disse...

Obrigada, Liene! Vou postar o menu do aniversário completinho! Beijo.

Andrea Morizot disse...

Adorei!

Postar um comentário