quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Molho bolonhesa legítimo

Deu no GNT Gourmet:

Você já parou para pensar se a massa à bolonhesa que anda comendo por aí é a legítima receita das mammas e nonnas? Pois os integrantes da Coldiretti, considerada uma das mais importantes associações de produtores agrícolas da Itália, lançaram uma campanha pela volta do verdadeiro molho bolonhesa. Segundo um comunicado no site da organização, o termo bolonhesa é o mais usurpado da cozinha italiana, sendo utilizado no mundo inteiro para indicar molhos de procedência duvidosa, vendidos em latas ou caixas.

A receita legitimada pela Coldiretti foi registrada em 1982 na Câmara de Comércio da cidade de Bolonha. E os ingredientes vão muito além de carne e tomate: o molho leva bacon, manteiga, cenoura, cebola, aipo, ervas, alho, vinho branco e leite. Mas os erros não se restringem ao preparo do molho. Quem acha que o espaguete é o macarrão ideal para ser saboreado à bolonhesa está cometendo outra heresia: de acordo com a Coldiretti, a massa recomendada é o tagliatelle, de preferência com 8 milímetros de espessura. E, na hora de servir, nada de levar para a mesa duas travessas. A tradição manda que o molho seja misturado à massa ainda na panela.

Confira a receita do legítimo molho bolonhesa, registrada na Câmara de Comércio da cidade de Bolonha, na Itália.


Ingredientes
300g de cartella de boi (carne moída)
150g de pancetta (bacon)
50g de cenoura
50g de aipo
50g de cebola
5 colheres de sopa de molho puro de tomate
1/2 copo de vinho branco
200ml de leite integral
Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo
Coloque a pancetta picada em uma frigideira, deixando cozinhar na própria gordura. Pique a cenoura, o aipo e a cebola e junte com a pancetta, refogando lentamente. Acrescente a carne e mexa até começar a fritar. Junte o vinho e o tomate, deixando ferver durante duas horas. Nesse período, vá acrescentando, aos poucos, o leite, o sal e a pimenta.

Foto: GNT Gourmet

6 comentários:

Unknown disse...

NOSSA ISSO DEVE FICAR UMA DELICIA.

Clara Bello disse...

Olá, Jocenil, se você for fazer a receita, volte aqui para contar como ficou! Obrigada pela visita. Abs.

Anônimo disse...

concordo com quase toda a receita, porém a carne deve ser substituida por picada em cubos muito pequenos, deve ser usado o tomate italiano sem pele e com o suco e o principal o basílico e o alho que vão dar o aroma todo especial ao prato.
Abs, Cezar.

Clara Bello disse...

Olá, Cezar. O bom da gastronomia é isso: cada um tem a sua receita de molho bolonhesa. Eu também adoro com alho e basilico!! Abs.

Anônimo disse...

Seria legal se o blog tivesse um botão de versão para imprimir das receitas...fica a dica...
abraços, João.

Philippe disse...

Adorei a receita.
Vou fazer esse final de semana.
Uma duvida o molho no final fica grosso ou ralo ?
Qual e o ponto ideal para se deixar o molho ?

Postar um comentário