domingo, 7 de fevereiro de 2010

Como fazer creme azedo (sour cream)

Nunca vi creme azedo, o famoso sour cream, para comprar no supermercado. Favorito nos pratos mexicanos e no leste europeu, também combina muito bem com saladas, frutas, bolos, tortas, sopas e uma infinidade de outras comidas. Felizmente, é possível prepará-lo em casa. Segue a receita, retirada do blog Mirixica.

Creme azedo (Sour cream)

Ingredientes
500 ml de creme de leite fresco
Suco de um limão
Sal

Modo de preparo
Faça de preferência na noite anterior ao dia de servir. Em um recipiente de vidro, misture o suco de limão ao creme e tempere com sal. Deixe por 30 minutos em um lugar quentinho, (perto de uma luz, ao lado do forno, em cima da TV...) depois leve à geladeira.

19 comentários:

Beca P. disse...

Olá, vim conhecer o blog e estou encantada! Parabéns! quantas idéias boas, quanta foto linda, e que leitura gostosa.
Quanto vi esse post tive que deixar um comentário. AMO sour cream e voltei do meu intercâmbio viciada (morava em Louisiana), isso há anos atrás. Como amava a comida de lá, especialmente a creoula e a tex-mex, sempre procurava uma alternativa, e para o sour cream a receita que mais gostei e faço sempre é misturar suco de 1 ou 2 limões em um pote de cream cheese(philadelphia de preferência). Com bagel e salmão defumado, ou com doritos... fica muito bom!
Mais uma vez parabéns pelo blog, tenho certeza que vou usar muitas dicas!
Abraços,

Clara Bello disse...

Beca, obrigada pelos elogios e pela dica do sour cream! Morro de vontade de conhecer New Orleans, nunca provei da comida creoula. Coloca lá no seu blog algumas receitas! Abraços.

Beca P. disse...

Oi Clara! Imagina!
Nossa New Orleans é linda, com o povo hospitaleiro e festeiro, e comidas de babar rsrsrs. Vale muito a visita. Não sei agora como está lá, mas tenho visto documentários exaltando a força de vontade dos habitantes pra reconstruir a cidade e retomar a principal atividade: o turismo.
Boa idéia! vou colocar sim. E obrigada pela visita ao meu blog =D
Abraços!

Clara Bello disse...

Também tenho visto vários programas sobre a reconstrução da cidade, da vida e dos negócios. New Orleans reúne duas de minhas paixões: boa comida e bom jazz!! Gostei muito do seu blog!! Abraços.

Anônimo disse...

Que ridiculo, perto da Luz e em cima da TV pode acontecer contaminação, o correto seria levar para a geladeira a seguir, porque na mistura já ocorreu emulsao, quebra de particulas, e aquecimento, só precisa gelar, hahaha, tenso essas dias ae, por essas e outras dicas de gente preguiçosa que nao se informa que tem gente como minha vó que faz as coisas do jeito antigo e acha que tah certa.

Anônimo disse...

Anónimo ... nao te vi a ti postares uma receita .. por isso ta calada e mete a tua avó no cu .

Viver com a metadona disse...

Ola apesar de ter alguns comentários provavelmente de gente baixo nível, o que recomendo a colocar a ferramenta ver o comentário e depois então postar ou não, e isso é possível, quero agradecer desde já a dica do creme azedo....

Palokowski disse...

Ola, qual a quantidade de limao? suco de 1 limao, 2 limoes?
Obrigado

antonieta disse...

creme de leite são natas?

Anônimo disse...

jumenta, nata é nata.

Anônimo disse...

oiie como fica textura dele? fica firme tipo requeijao ? ou mais mole? abraço

Anônimo disse...

Antonieta, como pareces ser de Portugal, vou dar-te a dica... Sim, o creme de leite no Brasil, corresponde ao que vocês, nossos conterrâneos chamam de natas... Então, pode meter-se a misturar as natas com os sucos de 1 ou 2 limões, dependendo da quantidade de suco que os frutos tiverem!Podes também misturar os suco dos limões com o leite gordo, integral como chamamos aqui. A textura do vosso sour cream há de ficar mais líquida, mas podes usar da mesma forma.
Quanto a você, anônimo, que chamou a Antonieta de jumenta, deveria ter mais respeito e compostura. Nem todos os países de língua portuguesa utilizam as mesmas expressões que nós brasileiros usamos. Se você não conhece a cultura do outro país e não sabe respeitar as pessoas, seria melhor ir trollar em outro lugar...
No mais, Beca e Clara! Muito obrigada!! Sou viciada em sour cream também. Vou chegar em casa hoje e correr para a cozinha! Beca, qual o endereço de seu blog, eu não achei e queria visitar!! Obrigada, mais uma vez!

Carmen Cris disse...

Adorei o blog! Lindo,lindo! Estava exatamente procurando a receita do creme azedo pois vou prepará-lo para incorporar em um arroz com camarões,cenoura e pimentões coloridos.Depois gratinar o arroz em forno,será que desunera? Como não sou muito experiente saio fazendo coisas que gostaria de provar...Tem dado certo mas confesso que acho o creme de leite melindroso.Que achas,Clara? Parabéns pelo blog.Obrigada.

Anônimo disse...

Meu Deus, como tem gente azeda e ignorante no mundo! Muito obrigada Clara e Beca pelas dicas.
Um abraço pra vcs!

Anônimo disse...

É possível fazer com creme de leite de caixinha? Parabéns pelo blog!

Rosangela Cotrim Campion disse...

Obrigada pela receita Clara! Valeu mesmo! Abraço. Pros anonimos mal-educados: vão procurar o que fazer vão!

Geraldo disse...

Muito bom e ilustrativo o debate. Pena que tem dono de Suv estúpido e ignorante, que não respeita pedestre e desconhece o conceito de alteridade, que se mete a escrever idiotices aqui. A distinção ente nata e creme de leite, bem conhecida de quem aprecia a cultura e culinária portuguesas, é dica fundamental. Abraços a todos e todas que os merecem!

Eduardo disse...

Creme azedo, também conhecido vulgarmente pelo seu nome em inglês, sour cream é um laticínio rico em gordura obtido da fermentação creme de leite normal por determinados tipos de bactérias lácteas. As bactérias, introduzidas deliberadamente ou naturalmente, azedam e engrossam o creme. O sabor do creme azedo, como o nome diz, é levemente azedo.
Portanto a receita ñ é o sour cream original. Somente imita o gosto.
Talvez fosse interessante adicionar bactérias do iogurte e fazer a experiência. Eu já misturei probióticos com leite gordo (10%) e funcionou muito bem depois de uns 2 dias fermentando.
Saudações

Anônimo disse...

A propósito a receita que postaram é de mascarpone, e não de sour cream.
Saudações

Postar um comentário