quinta-feira, 18 de março de 2010

Viva Chile!

Estive no Chile há cerca de três anos, e fiquei muito bem impressionada com o país, sua cultura e seu povo. Diferente dos “hermanos” argentinos, os chilenos são afáveis, bem-humorados, sempre prontos a ajudar. O desenvolvimento também me chamou a atenção. Santiago é uma cidade moderníssima, limpa, onde o sistema de transporte público funciona. E a paisagem, com a Cordilheira dos Andes ao fundo, é de tirar o fôlego.


Quase enlouquecemos com os vinhos. Se aqui no Brasil eles já são baratos, imagina lá. Trouxemos mais de 20 garrafas!! O esquema foi profissional, e é o que recomendo para quem quer trazer vinhos do exterior. Levamos uma mala vazia, com um edredon dentro e plástico bolha. Embalamos direitinho, e distribuímos as garrafas fazendo camadas com o edredon. Todas chegaram aqui intactas!


As videiras chegaram ao Chile com os missionários espanhóis, na metade do século 16, mas foi na década de 1990 que o país foi reconhecido pelos seus vinhos de excelente qualidade e preços acessíveis. Com o aumento do interesse no produto, o Chile expandiu seus vinhedos e fez uma descoberta. Em 1994, a variedade Bordeaux Carmenere foi encontrada escondida entre os vinhedos de Merlot. Tal variedade tinha sido dada como perdida com o surto da filoxera, praga que arrasou os vinhedos europeus nos idos de 1900. No entanto, ela estava sã e salva e bem escondida nos vinhedos chilenos de Merlot, pois tinha chegado ao Chile antes da praga. Hoje, a Carmenere é o carro-chefe dos vinhos chilenos.

Recomendo muito a visita a pelo menos uma vinícola. A Concha y Toro, maior exportadora do país, é a mais conhecida, mas existem dezenas de outras. Fizemos o passeio na Concha y Toro. Na chegada, recebemos uma taça, para ser usada na degustação de três vinhos da casa.


Depois de assistirmos a um vídeo, o guia nos levou para conhecer toda a propriedade. A sede, em estilo neoclássico, é linda.


Conhecemos também as adegas e passeamos por entre as videiras. O tour termina na loja da vinícola, onde você pode comprar os produtos da Concha y Toro.




Os passeios às cidades litorâneas de Viña Del Mar e ao porto de Valparaíso também valem a pena.



No caminho, a paisagem é linda, com vinhedos a perder de vista.


A viagem terminou com a promessa de voltarmos ao Chile, desta feita para um tour somente pelas muitas e maravilhosas vinícolas.

2 comentários:

Adrina disse...

Eu estive no Chile em 2006 e também fui na Concha y Toro. A gente ainda era novato em viagens internacionais, então não nos programamos muito pra trazer vinhos, mas pretendo voltar em breve e fazer um "estrago".

Clara Bello disse...

Ei, Adrina, que ótimo, volte mesmo. Só uma dica: cada garrafa pesa, mais ou menos, 1,2 kg, então, cuidado para não estourar o limite, para não ter que pagar excesso de bagagem... Abs, e volte sempre.

Postar um comentário