segunda-feira, 22 de março de 2010

Almoço de verão

No sábado recebi amigos muitos queridos para um almoço aqui em casa, o último do verão. Por causa do calor, decidi optar por algo que fosse bem leve. Há tempos desejava fazer uma receita do Jamie Oliver, que vi na série "Jamie em casa" e no livro de mesmo nome lançado pelo chef inglês. Achei, então, que o dia do frango assado com batatas e tomates tinha chegado. Servi acompanhado de arroz e salada de rúcula, temperada com limão e azeite. De sobremesa, bolo de canela e maçã com sorvete de creme, que no dia seguinte acompanhou o café da tarde.

Frango assado com batatas e tomates
(para 4 pessoas)


Ingredientes
800 g de batata bolinha
sal marinho e pimenta do reino moída na hora
12 pedaços de frango com a pele (usei coxas, sobrecoxas e peito)
óleo de oliva
suco de meio limão
300 g de tomates cereja
um punhado de folhas de orégano fresco (com o seco você não terá o frescor da erva)
azeite de oliva extravirgem
vinagre de vinho tinto de boa qualidade

Modo de preparo
Coloque as batatas em um panela com água salgada fervente e deixe ferver até cozinhar. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200ºC. Em uma tijela, esfregue o frango com óleo de oliva e polvilhe com sal e pimenta, depois misture. Aqueça uma frigideira larga, grande o suficiente para acomodar os pedaços de frango em uma única camada. Se não der, cozinhe o frango em duas porções. Coloque o frango na frigideira com a pele voltada para baixo. Frite em fogo alto por cerca de 10 minutos, virando na metade do tempo. Transfira para uma travessa refratária, esprema o limão sobre os pedaços de frango, junte as batatas cozidas e os tomates e misture. Em um almofariz, triture a maior parte das folhas de orégano com uma pitada de sal. Adicione 4 colheres de sopa de azeite extravirgem, uma boa borrifada de vinagre e um pouco de pimenta do reino, e esmague tudo de novo. Junte essa mistura ao frango, às batatas e tomates, mais o restante das folhas de orégano, e misture cuidadosamente. Acomode em uma única camada e asse por 45 minutos a uma hora até dourar. Sirva com a salada de rúcula e arroz branco (opcional).



Bolo de canela e maçã

Ingredientes
185g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar refinado
1 ½ colheres (chá) de extrato de baunilha (usei essência)
3 ovos
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
2 ¼ colheres (chá) de fermento em pó
1 ½ colheres (chá) de canela em pó
¼ xícara (60ml) de leite
1 ½ maçãs do tipo Gala, cortadas em fatias finas – retire o miolo e mantenha a casca
1/3 xícara de geléia de damasco levemente derretida

Modo de preparo

 Pré-aqueça o forno a 200ºC e unte uma forma retangular de 20x30 cm. Peneire a farinha, o fermento e a canela numa tigela e reserve. Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha até obter um creme claro e leve. Vá acrescentando os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Desligue a batedeira, adicione os ingredientes peneirados e o leite e misture com uma colher de pau ou espátula de borracha/silicone. Transfira para a forma, alisando bem a superfície com uma espátula; arrume as fatias de maçã sobre a massa como desejar. Pincele com a geléia e leve ao forno. Asse por 30 a 40 minutos, checando após 25, ou até que o palito saia limpo. Retire do forno, pincele novamente com a geléia e deixe esfriar na forma.

Fonte: Blog Technicolor Kitchen


2 comentários:

Rita Lopes disse...

hum... sobrou nada não? rsrsrsrsr.... vc está me inspirando a cozinhar. marcelo vai adorar.

Clara Bello disse...

Rsrsrs. Desta vez não, Ritinha, mas depois faço o bolo para você.

Postar um comentário