sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pudim de leite condensado da Íris

Há um mês ganhei um presente inesperado e delicioso do meu amigo André, um pudim de leite condensado inteirinho, feito pela Íris, mãe dele. Conversei com ela hoje por telefone, que me passou a receita. Em breve farei lá em casa.

Em relação ao pudim, cada pessoa tem a sua preferência. Eu gosto dele menos doce, bem levinho e aerado, como o da Íris. Já a minha amiga Ritinha prefere a versão mais doce e mais densa. Se você também é dessas pessoas, diminua a quantidade de leite da receita, colocando apenas uma lata.

Ingredientes
3 ovos inteiros
1 lata de leite condensado
1 lata e meia de leite integral (medida da lata de leite condensado)
¼ de xícara de açúcar

Modo de preparo
Bater todos os ingredientes, menos o açúcar, com um batedor manual ou no liquidificador. Em uma forma para pudim, colocar o açúcar e levar a forma ao fogo até que ele vire calda. O ponto da calda vai do gosto de cada um também. Eu a prefiro mais rala, quem prefere mais grossa, deixar mais tempo no fogo. Despejar a mistura de leite e ovos na forma e cobrir com papel alumínio. Levar ao forno pré-aquecido a 250 graus, em banho-maria, dentro de um tabuleiro. Atenção, a Íris frisou que o buraco do meio da forma deve ser fechado em cima, para não entrar água no pudim. Assar por 40 minutos. Deixar esfriar e levar à geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário