quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Novidades do Festival de Tiradentes

No mês passado, avisei aqui que a programação do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes estava no ar, e coloquei a lista das chefs responsáveis pelos festins deste ano. Hoje, dou mais detalhes das outras atividades que acontecerão durante o evento, entre os dias 20 e 29 de agosto.

A programação gastronômica do Festival também contará com cursos e degustações. As inscrições, gratuitas e limitadas a 50 vagas por curso, podem ser feitas em Tiradentes durante o Festival. Todas as chefs que comandarão os festins irão ensinar ao público um dos pratos servidos nos banquetes.


Outros nomes da gastronomia também partilharão suas experiências. São elas: Mari Hirata, escritora e consultora de gastronomia em Tóquio (Japão); Deise Novakoski, sommelière / bartender no restaurante Eça (RJ), eleita pela revista Gula a Sommelier do Ano em 2004; Cilene Saorin, uma das primeiras mestres cervejeiras e bier sommelier do Brasil; Janaína Rueda, chef do Bar Dona Onça (SP), eleito em 2009 o melhor bar pela revista Prazeres da Vida; e Isabela Raposeiras, barista e mestre de torra, vencedora do Primeiro Campeonato Nacional de Barista, em 2002; Nelsa Trombino, chef do restaurante Xapuri (BH), eleito o melhor restaurante de Comida Brasileira pela Veja Belo Horizonte e como o melhor da Cozinha Mineira pela Revista Gula.
 

Cultura

Além da programação gastronômica, esta edição também proporcionará aos visitantes e à população local diversas atividades culturais, como encontros musicais, recitais de poemas, lançamentos de livros, exposições, apresentações teatrais e sessões de cinema ao ar livre, sempre com um toque feminino, já que o festival homenageia as mulheres.

O Palco Principal será montado na Praça da Rodoviária, onde acontecerão encontros musicais protagonizados por intérpretes femininas. A cantora Aline Calixto recebe Dona Jandira, encontro que promete ser regado a muito samba nacional. Já a mineira Alda Rezende chamará Fernanda Takai para acompanhá-la nos sucessos da música popular brasileira. As mineiras Érika Machado e Marina Machado, o grupo Brasileirinhas, com a saxofonista Daniela Spielmann e a pianista Sheila Zagyry também irão se apresentar no festival.


Ingressos esgotados para os festins

Atenção, o twitter oficial do evento informa que os ingressos para os festins estão esgotados. Quem quiser pode entrar na fila de espera, basta enviar email através do site.

Quem não conseguiu vaga nos festins, pode tentar se inscrever para participar dos eventos parceiros. No sábado, 21 de agosto, acontece o  IV Festival de Paellas da Pousada Lago D´Ouro. No mesmo dia a Pousada Villa Paolucci oferece almoço com o famoso leitão pururuca do Luiz. Veja aqui a programação completa dos eventos parceiros.

Serviço:
XIII Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes
20 a 29 de agosto
www.culturaegastronomia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário