quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A Gastronomia e a Bienal do Livro de SP


Boa dica para a turma de Sampa e para os que passarem por lá este mês.

A 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começou hoje, dia 12, e vai até o dia 22, conta com espaço especial dedicado à gastronomia. O Cozinhando com Palavras irá reunir chefs de cozinha, profissionais do setor, críticos gastronômicos e personalidades entusiastas da arte do bem comer, brasileiros e estrangeiros, para debaterem o tema, além de tratarem da gastronomia retratada em livros. Para participar é necessário retirar a senha com 2 horas de antecedência no próprio espaço.

Entre os convidados, estão nomes como Claude Troisgros, Andre Boccato, Carla Pernambuco e Manoel Beato. A programação completa, com grades de horários está no site da Bienal, e aqui, você confere algumas das atrações programadas.

Amanhã, dia 13, uma das atrações é a palestra sobre cozinha afrodisíaca, às 14h, ministrada pelo chef Allan Vila Espejo, especializado em cozinha espanhola.

No dia 14, às 10h30, Giuliana Bastos, autora do Dicionário Gastronômico, café com suas receitas, promove workshop ao lado da barista Silvia Magalhães.

No mesmo dia, às 14h, o chef Chakall, que comanda a classe executiva da companhia aérea Sata Internacional, com produtos dos Açores, aliando os sabores das ilhas do Atlântico aos de Portugal Continental, falará sobre a polêmica comida de avião.

Para o dia 15, uma das atrações programadas é o encontro entre os críticos gastronômicos Arnaldo Lorençato (Veja SP), Josimar Mello (Folha), Maria da Paz Trefaut (Valor), Danusia Bárbara (Estadão) e Dias Lopes (Revista Gosto).

Para quem gosta de um bom brigadeiro, no dia 17, às 10h30, Juliana Motter pilota o fogão enquanto a marca de chocolates Valrhona promove palestra.

E no dia 22, data de encerramento da feira, haverá um debate sobre tendências na gastronomia mediado por Cenia Salles, líder do movimento Slow Food no Brasil, Rita Lobo, defensora da Cozinha Verde, e Daniel Aquino, chef da Cozinha Molecular e da Sis Sentits.

21a Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Pavilhão de Exposições Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209, Ibirapuera (São Paulo)
Tel.: (11) 2226-0400
www.bienaldolivrosp.com.br

Fonte: Basilico

Nenhum comentário:

Postar um comentário