quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Gräbenwasser MalzBrot (Pão de Malte)

Na visita que fiz à Bélgica em julho, fiquei sabendo que o bagaço do malte utilizado na fabricação da cerveja é vendido às fazendas. As vacas ficam mais felizes e dão mais leite (rsrs). Além de alimento para as mimosas, o malte pode ser usado para fazer um delicioso pão.

Levei para casa um bocado do bagaço da nossa produção de ESB na Taberna do Vale, e congelei porções menores em diversos saquinhos. Os colegas da Taberna me enviaram algumas receitas, mas eu resolvi reproduzir a que eu encontrei no blog da Cervejaria Gräbenwasser, de Joinville (SC).

Apesar de ter em casa uma máquina de pão, achei que a ocasião pedia que eu fizesse à mão. O resultado foram dois pães grandes, que ficaram lindos e deliciosos. Logo repetirei a dose, usando aos poucos o meu estoque de malte!

Ingredientes

300gr de malte de cevada moído (bagaço)
800gr de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de mel
1 sachê (ou 1 colher sopa rasa) de fermento biológico seco
1 colher rasa (sopa) de sal
350ml de leite
1 colher (sopa) de banha (ou margarina)

Modo de preparo

Em uma bacia misture todos os ingredientes com as mãos até que forme uma massa homogênea. Salpique farinha de trigo em uma bancada de mármore ou granito e trabalhe a massa por, no mínimo, 10 minutos. Coloque de volta na bacia, cubra com um pano seco e limpo e deixe a massa descansar por 1 hora.

Com uma faca, divida a massa em duas partes iguais e trabalhe novamente na bancada. Coloque as duas bolas em tabuleiro grande, untado com óleo. Cubra com um pano novamente e espere crescer bem, até dobrar de tamanho (mais 1 hora, mais ou menos). Antes de ir ao forno, pincele um ovo batido sobre o pão para deixá-lo bem dourado. Asse em forno alto (220ºC) por 45 minutos. Logo que retirar do forno, desenforme e mantenha sobre uma superfície arejada para não suar a parte de baixo do pão.

OBS: Você pode dividir a massa em mais partes, para fazer diversos pãezinhos menores, ou pode colocar a massa toda em uma forma grande, própria para pão.


antes de assar
depois de assado

4 comentários:

Rita Lopes disse...

delicioso, se é que posso contar que provei. rsrsrsrs... marcelo escondeu na geladeira, com papel alumínio, pra ninguém mais comer. rsrssr...

Clara Bello disse...

Rsrs. Depois vou fazer mais pão, para distribuir e agradar todo mundo!

Gräbenwasser disse...

Clara,

Muito legal saber que nossa receita de pão agradou o pessoal por aí.

Um abraço,

Ivan G. Steinbach
Gräbenwasser

Clara Bello disse...

Olá, Ivan, a receita agradou geral!! Vários amigos cervejeiros relataram que fizeram o pão, inclusive inovando, com recheios (frango, presunto parma). Abs.

Postar um comentário