quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Maratona de bolos e a saudosa palha italiana

No último final de semana, fiz três bolos e um tabuleiro de palha italiana. As receitas dos bolos já estão aqui no blog, e sempre são repetidas por serem campeãs de público e crítica.

O primeiro, para comemorar o aniversário da minha amiga Ritinha, foi o Bolo de São João, de fubá e leite de coco. O segundo, o famoso "Nega Maluca", que serve de base para o meu bolo de aniversário, foi publicado no post da trilogia de chocolate, junto com as receitas de mousse e de cookies. E o terceiro foi o bolo brownie de chocolate, receita do Eduardo Maya que faz o meu amigo André suspirar e delirar de felicidade. No aniversário dele, só podia fazer essa receita.


Como o negócio do André é chocolate, também fiz palha italiana, que me faz lembrar dos tempos de Promove. Durante um bom tempo eu produzia quase toda noite vários desses quadradinhos, que no dia seguinte eram vendidos no colégio pela minha irmã Teresa. Eu nunca fui uma pessoa de vendas, e continuo não sendo. A produção acabava em minutos, tinha gente, como o professor Harley, de História, que já reservava a sua "palha" para comer na hora do intervalo.. Depois acabei cansando de fazer, e, confesso, enjoei um pouco daquele cheiro de chocolate..

Palha italiana

Ingredientes

1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de achocolatado (nescau)
25 a 30 biscoitos de maizena picados

Modo de preparo

Leve ao fogo o leite condensado, a manteiga e o achocolatado. Deixe ferver em fogo médio, mexendo bem, até atingir o ponto de um brigadeiro mole. Misture os biscoitos e continue mexendo até que apareça o fundo da panela. Desligue o fogo, despeje em um tabuleiro ligeiramente molhado (com água). Deixe esfriar e leve à geladeira. Corte em quadrados quando estiver gelado e passe os pedaços em açúcar refinado.

Rende 12 quadrados médios.

2 comentários:

Edson Costa disse...

Realmente estava divino a palha italiana e o bolo brownie de chocolate com nozes. =D

Sinceramente ainda estou na dúvida de qual dos dois era o mais apetitoso. rsrs

Sou fã de chocolate, de qualquer tipo, também pudera, nasci na terra do cacau.

Parabéns.

Clara Bello disse...

Se o baiano de Ilhéus aprovou, então é sinal que estava bom mesmo! Rsrs.

Postar um comentário