quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Tostado (torta) de maçã

Esta sobremesa é rápida e fácil de preparar, atraente e barata, e você não precisa fazer a tampa da torta! Se possível, combine diversas variedades de maçãs para conferir uma intensidade mais complexa de sabores e texturas. Eu usei maça verde, fuji e gala, duas de cada.


(para 8 pessoas)


Ingredientes


Manteiga sem sal, para untar a assadeira
3 colheres de sopa ou 45g de manteiga sem sal
1 kg ou seis maçãs, descascadas, sem o miolo e cortadas em 8 fatias iguais, no sentido do comprimento
2 colheres de sopa de suco de limão, espremido na hora
1/2 colher de chá de canela em pó
1 1/2 colher de chá de essência de baunilha
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
6 colheres de sopa de açúcar refinado
1 xícara de chá de creme de leite grosso

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200ºC. Unte generosamente com manteiga o fundo e os lados de uma assadeira refratária. Reserve. Numa frigideira grande, junte a manteiga, as maçãs, o suco de limão e metade da canela, e cozinhe até que as maçãs estejam macias (cerca de 7 minutos). Junte 1/2 colher de chá de essência de baunilha e misture. Passe as maçãs para a assadeira, alisando-as com uma espátula, em camada única. Numa tigela grande, junte os ovos inteiros e o açúcar, e bata bem até misturar. Acrescente o creme de leite, a essência de baunilha e a canela restantes, e bata até misturar. Derrame sobre as maçãs na assadeira. Leve a assadeira ao centro do forno e asse até a superfície ficar bem dourada (30 a 45 minutos). Não asse por menos tempo, porque a sobremesa não vai ficar crocante, mas, sim, encharcada. Sirva em fatias, acompanhadas de sorvete de creme ou chantilly. A sobremesa é melhor se servida no dia em que é feita, porque os sabores delicados desaparecem.

Fonte: Livro "Minhas receitas da Provence", de Patricia Wells.

3 comentários:

Rita Lopes disse...

ficou deliciosa! repeat, please!

Clara Bello disse...

Obrigada, Ritinha, realmente essa torta, além de ser boa, é muito fácil de fazer. Beijo

Jennifer Lawrence disse...

Do you want to manually enter transactions in Binance? Such queries can be solved by the bunch of executives who have detailed knowledge about Binance and are ware of every function and feature of Binance. In order to avail the best solutions immediately, you can approach the skilled and talented professionals by dialing Binance customer support number 1-888-764-0492 and discuss your problems with the professionals. You can reach Binance experts team at any time as per your requirements.

Postar um comentário