quarta-feira, 5 de maio de 2010

A mesa vai ao cinema

Ótima a coluna do jornalista Sérgio Augusto Carvalho, publicada na edição março/abril da revista Mercado Comum. No texto “A mesa vai ao cinema”, ele fala sobre filmes cujos temas giram em torno do universo da gastronomia.

Julie & Julia, que não é mencionado por Sérgio, foi o último deles. Delicioso de assistir, provocou em mim vontade imediata de me teletransportar para Paris, e em todos os cozinheiros de plantão, de correr para a cozinha. Mais uma grande atuação de Meryl Streep no papel de Julia Child, famosa por popularizar a cozinha francesa nos EUA com o seu livro “Mastering the Art of French Cooking”.


Reproduzo aqui trechos da coluna:

Em todos os países onde o cinema é uma força se produzem roteiros em volta de um fogão ou de várias mesas. Historias de povos, famílias e pessoas com a vida passada entre amores, desilusões, descobertas, brigas, guerras e crenças em uma cozinha ou sala de refeições.

A recente animação Ratatouille, dos americanos Brad Bird e Jan Pinkava, mostra como esta deliciosa missão de fazer comida passa dos seus limites quando um rato realiza o seu sonho de ser chef e penetra na cozinha de um restaurante.


Talvez os últimos 10 anos tenham sido mais férteis na produção de filmes que se passam no dia a dia de uma cozinha, da vida de um cozinheiro, de sua família, amigos e até inimigos – como em Uma Receita Para a Máfia, de Bob Giraldi.

Dos mais recentes, há vários que merecem ser vistos.

Simplesmente Marta, uma produção ítalo-alemã que conta a historia de uma chef que complica suas criações no fogão até resolver os problemas do coração: uma sobrinha herdada e um cozinheiro italiano tradicionalista.


Sideways – Entre Umas e Outras, a historia de um frustrado escritor apaixonado por vinhos que sai comendo e bebendo todas para curar sua depressão e aumentar a dos outros.


Super Size Me - A Dieta do Palhaço, um documentário de Morgan Spurlock que mostra a cultura nociva do fast-food na vida moderna. Ele cai de pau no McDonald´s e mostra como uma pessoa acaba com sua saúde comendo hambúrguer todo dia.

Na mesma linha, temos o excelente Nação Fast Food, de Richard Linklater, que narra a trajetória do dono de uma das maiores redes americanas de comida rápida (mais correto dizer é “feita nas coxas”, com mil micróbios). Don Henderson, que descobriu num de seus restaurantes toneladas de carne moída de hambúrguer contaminada e saiu pesquisando as conseqüências desse “alto” negócio nos Estados Unidos.

Vatel – Um Banquete Para o Rei, feito na Inglaterra e na França, é uma parte da historia (romanceada) de um dos maiores cozinheiros que viveram na França do Século XVI, François Vatel. Era um perfeccionista que fazia comida com tamanha paixão que não resistiu à incompetência dos outros. Quando preparava um banquete para o rei Luis XIV, faltaram os peixes e frutos do mar que encomendara em TODOS os portos da França. Com tamanha indignação, trancou-se no seu quarto e enfiou um punhal no coração.

O filme mais importante para o mundo gastronômico em todo o mundo, sem discussão, é A Festa de Babette, do dinamarquês Gabriel Axel, rodado em 1987, em Copenhague. Talvez seja o filme em que são mostrados os melhores detalhes, em imagens lindas, de como manusear os ingredientes de um prato bem elaborado. E a relação de amor entre uma pessoa que sabe apreciar e venerar a comida e a bebida que lhe são oferecidas.





O Amor Está Na Mesa, francês de 1998, é uma comédia gastronômica que lançou Jason Lee no cinema e mostra, entre fornicações e pescoções, a dura missão de um chef de cozinha estrelado para manter sua cotação no Guia Michelin (não citado no filme). Interessante.

Outros filmes que de alguma forma estão ligados à arte, necessidade e paixão pela comida e a bebida e que merecem ser vistos – nem que seja só para matar a curiosidade – são estes (a maioria, americanos):

Tapas (ESP)
A Comilança (IT/FR)
Casamento Grego (EUA)
A Grande Noite (EUA)
Chocolate (EUA)
Alimento da Alma (EUA)
A Mulher do Padeiro (FR)
Tomates Verdes Fritos (EUA)
Sabor da Paixão (EUA)
Quem Está Matando os Grandes Chefs da Europa? (FR/IT/EUA)
Os Brutos Também Comem Espaguete (JP)
As Férias da Minha Vida (EUA)
Caminhando nas Nuvens (EUA)
As Luzes de um Verão (VIETNÃ/FR/AL)
Comer, Beber, Viver (TAIWAN)
Jantar Com Amigos (EUA)
Estômago (BR/IT)
Herencia (AR)
Historias de Cozinha (NO/SU)
Mondovino (AR/FR/IT)
O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante (FR/UK/HO)
O Jantar (IT/FR)
A Marvada Carne (BR)

Há outros, mas esta lista já é muito boa. Culinariamente imperdíveis, como A Festa de Babette, só chegam perto Simplesmente Marta e, talvez, O Amor está na Mesa. Como culto e respeito à gastronomia, os documentários valem perder um tempinho com eles.

Alguém tem sugestões para aumentar a lista?

8 comentários:

Anônimo disse...

oi querida, tem mais um filme que vi tem um mes, e alemao e se chama Soul Kitchen, muito divertido.
bjo
Fico feliz em ter visto quase todos os filmes mencionados, pois tambem sou uma grande fa de gastronomia. Como a minha irma.
Bjo grande
te

Clara Bello disse...

Ei, Te, obrigada pela dica, vou assistir!! Beijinho da sua irmã saudosa.

Rita Lopes disse...

"como água para chocolate" ficaria bem demais nessa lista e na mesa. pelo que me lembro, há receita com codornas maravilhosa.

Clara Bello disse...

Bem lembrado, Ritinha, mais um para a lista!

Anônimo disse...

Oi...
Vc poderia me ajudar a responder qual a relação do filme "A Festa de Babette" com a Fenomenologia?

Grata,

VMF-BH
sspuc2010@gmail.com

Clara Bello disse...

Olá!! Infelizmente, não sei nada sobre fenomenologia... Abraços.

Juliana Gondim disse...

O Tempero da Vida (Grécia) cabe bem em tua lista.
Bons ventos!

Clara Bello disse...

Olá, Juliana, obrigada pela dica e pela visita. Não conheço este filme, vou procurar para assistir. Abs.

Postar um comentário