domingo, 2 de maio de 2010

Salsichas com salada de batatas à moda alemã

No curso na Taberna do Vale adquirimos duas cervejas da casa, a Carolweiss e a Mariwit, ambas de trigo. Na última sexta-feira o marido me incumbiu de cozinhar alguma coisa que harmonizasse com elas. Decidi seguir a mesma linha da harmonização do curso, e resolvi fazer salsichão com salada de batatas no estilo alemão. Aqui no blog já tem uma receita com salsichão e salada de batatas, mas à moda dos bistrôs franceses.

No supermercado achei algumas opções de salsichas da marca Berna que me pareceram apetitosas. Comprei um pacote de mix de mini salsichas e lingüiças e um pacote de salsichas cervelá. Encontrei também uma mostarda com curry da marca Hemmer, e pensei que o curry iria harmonizar bem com essas cervejas, que possuem um toque de especiarias. Pergunta se a harmonização deu certo? A cara do Bruno já diz tudo.


Fiz as salsichas segundo as instruções do pacote. Coloque água em uma panela que seja suficiente para cobrir as salsichas. Quando a água ferver, desligue o fogo e acrescente as salsichas. Tampe e deixe por 5 minutos. Retire as salsichas da água e faça cortes superficiais com uma faca. Esquente uma frigideira com um fio de azeite e grelhe as salsichas. Sirva com a salada de batatas e mostarda amarela.

Salada de batatas alemã
(para 4 pessoas)

Ingredientes

1kg de batatas
1 cebola média bem picadinha
2 colheres de sopa de mostarda amarela com curry
3 a 4 colheres de sopa de vinagre
2 colheres de sopa de iogurte natural
2 colheres de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Cozinhe as batatas com casca e sem sal, sem deixar que fiquem moles. Depois de cozidas, mas firmes, descasque-as ainda quentes e corte em rodelas finas. Misture os outros ingredientes em uma tigela e junte às batatas, misturando com cuidado para que elas não se desmanchem.


5 comentários:

Cerveja disse...

adorei!
Estava procurando uma harmonização para salsicha e batatas, esse final de semana farei o teste!

abraço,
Alessandra Távora
@cervejaeesmalte
www.cervejaeesmalte.com.br

Clara Bello disse...

Olá, Alessandra, que bom! Depois me conte o resultado da harmonização. Como funciona o site Cerveja e Esmalte? Obrigada pela visita, e volte sempre. Abs.

Rodrigo disse...

Coisa fina hein, Clara!! Deu água na boca!
Que dia vamos degustar essas maravihas aí e comemomar os rebentos que virão?! hehehe

Bjo!!

Rodrigo Brasil

Clara Bello disse...

Ei, Rodrigo, obrigada! Vamos combinar sim!! Beijo.

Unknown disse...

Excelente proposta. Em tempo: usei vinagre branco, de maçã.

Postar um comentário