sábado, 8 de maio de 2010

Comer um filme

Navegando pela internet pesquisando para o post sobre filmes e gastronomia, descobri o projeto “Mesa de Cinema”, da jornalista gaúcha Rejane Martins, que une a sétima arte aos prazeres da mesa. Rejane decidiu reunir duas de suas paixões - cinema e gastronomia - num evento com chefs de todo o Brasil. Funciona assim: são selecionados filmes que provocam os sentidos e as emoções reunindo cerca de 80 pessoas por edição. Um chef cozinha na hora.

“A metáfora de comer um filme torna-se realidade. O público ainda participa de debate com crítico de cinema e outro de gastronomia e delicia-se com um jantar ou almoço inspirado nas receitas do filme”, diz. Ela explica que o evento – que acontece desde 2005 e já realizou mais de 50 edições - foi idealizado de forma que se permita degustar o filme antes e depois da sessão.“Uma sessão de cinema deve ser realizada no escurinho, no silêncio”. Mas e se a fome apertar? Ela explica: “Fazemos um coquetel antes do filme, assim as pessoas podem ficar duas horas sem comer, sem qualquer problema.”

Para ajudar a entrar no clima, a jornalista extrai trilhas para serem executadas ao vivo durante o almoço ou jantar: “Restaurante e sala de cinema se transformam em uma espécie de bunker de delícias: para os olhos, os ouvidos, o paladar e - dependendo do filme e do cardápio - para o tato também”.

Achei a idéia da Rejane tão sensacional, que mandei um e-mail, perguntando se ela não traria o Mesa de Cinema, que já foi realizado em diversas cidades do Brasil e até na Bélgica, para BH. Ela me disse que vem com o maior prazer, mas que precisa de parceiros e patrocinadores para bancar o projeto. Quem sabe a turma de cá se interessa, e conseguimos ter um Mesa de Cinema por aqui... Só não se esqueçam de me convidar.

Mais informações no blog e no site do projeto:
http://www.mesadecinema.blogspot.com/
http://www.mesadecinema.com.br/

Fonte: GNT Gourmet

Evento inspirado em "Simplesmente Martha". Dois chefs com o mesmo nome dos personagens do filme (Mario e Martha) encenaram para o público (Divulgação/Claudio Fonseca)

2 comentários:

Rita Lopes disse...

tomara ela consiga e vc faça a cobertura! jornalística e de paladar. rsrsrsr....

Clara Bello disse...

Rsrsrs. Estou torcendo!

Postar um comentário