domingo, 2 de maio de 2010

Degustando cervejas especiais

No sábado, 24 de abril, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais o mundo das cervejas especiais, no curso ministrado pelo home brewer Felipe Viegas, da Taberna do Vale. Fomos introduzidos a aspectos interessantes da cultura cervejeira, e tivemos a alegria de degustar diversas cervejas artesanais, que foram harmonizadas perfeitamente com pratos preparados pelo chef Alexandre Frigo. As fotos são do blog da Taberna.

Olha eu e o maridão lá na ponta da mesa

Aprendemos que as nossas cervejas populares não são do estilo Pilsen mas, sim, American Lager. Muitos também se assustaram ao descobrir que bebemos cerveja com pouca cevada e muito milho! É isso mesmo: metade do cereal usado no processo de fabricação não é cevada, é milho. Uma Brahma, Skol, Antarctica, Itaipava ou Bohemia gelada tem o seu lugar, quando você deseja refrescar-se em um dia escaldante. E só.

Experimente tomar uma cerveja dessas a uma temperatura acima de 5ºC. É simplesmente intragável. E o cheiro de batata cozida? As cervejas são servidas a -5ºC porque nessa temperatura nossas papilas gustativas ficam anestesiadas, o que faz com que a gente não sinta gosto de nada. Uma Lager artesanal é servida entre 6 e 12ºC, para que possamos apreciar seus aromas e o seu sabor.

Existem no mundo mais de 120 estilos de cerveja. É um universo imenso a ser explorado, que possibilita inúmeras harmonizações com comida. Nessa área, a cerveja é mais versátil do que o vinho. Ovos e chocolate, que são reconhecidamente harmonizações difíceis no mundo do vinho, encontram pares perfeitos se degustados com cerveja.

No curso, a X-Wals (Pilsen) casou muito bem com o provolone pachá. Em seguida, a Carolweiss (Weizenbock), fabricada na Taberna, foi harmonizada com Salsicha Branca Alemã e Mostarda Amarela.


Surpreendente foi a combinação entre Embutido de Canastra Curado em Tâmaras Secas com a Wals Dubbel (Abadia), já que eu não gosto de tâmaras.


A Costelinha ao Molho Barbecue também harmonizou perfeitamente com a Falke Estrada Real (India Pale Ale).


E para fechar com chave de ouro, Falke Ouro Preto (Dunkel Lager) com Releitura de Tiramissu no copinho de chocolate.


Gostamos tanto que logo deveremos fazer os Módulos II e III, quando aprenderemos a fazer cerveja. Só não sei ainda como vamos instalar uma micro-cervejaria aqui em casa. Mas isso já é outra história.

Para os interessados em participar dessa deliciosa sessão de degustação, no dia 15 de maio acontece o próximo curso. Confira a programação completa no blog da Taberna do Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário