terça-feira, 18 de maio de 2010

Almoço prático e delicioso de final de semana



Há muito estava com vontade de fazer uma costelinha, principalmente depois que vi essa receita no Mixirica, que servi com molho barbecue feito em casa (espetacular), batatas gratinadas com queijo minas e arroz branco. Para não sair de um certo tema "mineiro", fiz de sobremesa fatias de amendoim, com deliciosa consistência de suspiro, muito populares na casa da minha avó, mas que andam esquecidas por lá.

Esse menu é fácil e rápido de ser preparado (excluindo-se as duas horas em que a costelinha fica no forno, mas você pode fazer outra coisa enquanto elas assam, não precisa vigiar o tempo todo).

O melhor é que tudo foi maravilhosamente harmonizado com cervejas especiais. Antes de servir o almoço, abrimos os trabalhos com a Paulistânia e Erdinger Urweisse. Depois, a Falke Estrada Real acompanhou a costelinha. Na sobremesa, Backer Brown Chocolate com chocolate meio amargo e as fatias.

Costelinha na mexerica
(para 4 pessoas)

Ingredientes
1 kg de costela de porco
1 lata de cerveja
suco de 2 mexericas
5 dentes de alho picados
sal, pimenta e açúcar para temperar
azeite para untar

Modo de preparo
Na véspera, corte as costelinhas e deixe-as de molho em uma marinada feita com o suco de mexerica, a cerveja e o alho. Deixe de um dia para o outro sob refrigeração. Aqueça o forno em temperatura baixa. Disponha as costelinhas em forma untada com azeite e despeje um dedo do líquido da marinada na forma. Deixe cozinhando por cerca de 2 horas. Vá cuidar dos afazeres da vida e volte só de vez em quando para certificar-se que tudo está bem. Ao final, salpique pouco açúcar sobre as costelinhas e bastante sal e pimenta do reino moída na hora. Aumente o fogo e deixe o líquido secar e as costelinhas dourarem, virando-as uma vez se for preciso.


Batatas gratinadas
(para 4 pessoas)

Ingredientes
5 batatas médias
1 1/2 xícara de creme de leite fresco
1 xícara de queijo minas ralado (ralo grosso)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
 
Modo de preparo
Corte as batatas em fatias de meio centímetro de espessura. Em uma tigela, misture o creme de leite e o queijo minas (reserve um pouco para espalhar por cima), e tempere com sal e pimenta. Junte essa mistura às batatas e misture. Unte uma vasilha refratária com manteiga e despeje as batatas. Salpique mais queijo ralado por cima. Asse em forno médio por 45 minutos a 1 hora, até que elas estejam cozidas.



Molho barbecue

Ingredientes
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola picadinha
2 dentes de alho amassados
200g de polpa de tomate
4 colheres de sopa de vinagre branco
1 xícara de chá de vinho tinto seco (ou branco)
2 colheres de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de tomilho fresco
1 folha de louro picada
1 colher de chá de mostarda
2 colheres de sopa de mel
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Aqueça o azeite, junte a cebola e o alho e refogue em fogo baixo. Quando começar a dourar, adicione a polpa de tomate e o vinagre, e deixe cozinhar por 15 minutos. Acrescente o vinho, o molho inglês, o tomilho, o louro e a mostarda. Deixe cozinhar em fogo baixo por mais 15 minutos. Em seguida, junte o mel, tempere com o sal e a pimenta e deixe ferver por mais alguns minutos.

Fatias de amendoim

Ingredientes
4 ovos
1 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de amendoim torrado e moído
3 colheres de sopa de farinha de trigo (não muito cheias)
1 pitada de sal

Modo de preparo
Bata as claras em neve, adicione as gemas e o açúcar, batendo até formar um creme. Acrescente o amendoim, a farinha de trigo e uma pitada de sal. Misture bem e leve ao forno, em tabuleiro untado. Depois de assado, parta os quadradinhos e passe-os no açúcar com canela.

2 comentários:

Rita Lopes disse...

nossa, que delícia! só dormindo depois...

Clara Bello disse...

Rsrs. É, depois fomos atacados pela famosa lombeira..

Postar um comentário