quinta-feira, 13 de maio de 2010

A Índia de Gordon Ramsay


O chef inglês Gordon Ramsey já protagonizou vários programas de TV, como o Hell´s Kitchen e o Kitchen Nightmares, ambos transmitidos pelo GNT. Na última segunda-feira, dia 10 de maio, o canal começou a veicular a série "A Índia de Gordon Ramsey", no horário em que passava o Kitchen Nightmares. Os episódios irão ao ar toda segunda, às 18h.

Segundo a descrição do site, o chef vai se aventurar em sua culinária favorita, a indiana, para descobrir se os pratos indianos preparados na Grã-Bretanha são mesmo parecidos com a comida local.

No primeiro episódio, o cozinheiro conta com a ajuda da especialista e crítica gastronômica Seema Chandra em um dos mais famosos restaurantes do país, The Moti Mahal, em Nova Déli. “A comida feita na Grã-Bretanha não chega nem perto da que você vai comer aqui na Índia”, garante Seema.

À procura da boa comida caseira local, Ramsay segue os conselhos de Seema e deixa de lado os pontos turísticos do país para ir ao deserto, às tribos, às casas dos cidadãos e, até mesmo, casamentos. Logo de início, aprende a primeira lição. “Na Grã-Bretanha, eles usam a mesma base de molho para todos os pratos. Aqui, cada receita tem uma base diferente”, revela o chef.

Viajando e cozinhando

Ramsay segue viagem e descobre os segredos da culinária sofisticada da tribo dos dhurvaas, em Bastar. “Eles não têm nada e desenvolveram técnicas para preparar comidas deliciosas”, surpreende-se o cozinheiro.

Na sua última viagem pelo norte da Índia, Ramsay vai a Jodhpur, no deserto do Rajastão, para cozinhar com o príncipe Bozo, que é um expert na comida tradicional do deserto e na cultura do Rajastão. Lá, conhece um ingrediente típico da região, o Kachri, da família do melão, usado para amaciar a carne e dar um gosto mais azedo. Bozo mostra ainda a Ramsay uma técnica desenvolvida pelos nômades para pode assar a comida sem precisar de utensílios, apenas areia e carvão.

Depois de uma viagem de oito dias pelo Norte da Índia, Gordon Ramsay está de volta a Nova Délhi e prepara para Seema Chandra e amigos um menu com receitas locais, usando as técnicas aprendidas durante as suas aventuras. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário