terça-feira, 11 de maio de 2010

Aprovado! Festival de Risoto do Sapore D´Italia

Animados pelas boas críticas dos leitores deste blog que foram ao Sapore D´Italia conferir o Festival de Risotto Italiano, seguimos para lá no último sábado. Também era uma boa oportunidade para conhecer o restaurante do chef Gabriel Carvalho. Trata-se de um ambiente familiar, que faz você se sentir em casa, talvez por causa de toques pessoais, como os porta-retratos espalhados em uma mesa no canto do salão.


A cozinha é aberta, de todos os ângulos você pode acompanhar a ação da equipe, que comanda as panelas com muita ordem e silêncio. O serviço e o atendimento também é simpático e acolhedor, dos garçons ao chef proprietário, que visita todas as mesas, cumprimentando e conversando com a clientela.


Por sugestão do próprio restaurante, levamos a nossa garrafa de vinho, já que não é cobrada taxa de rolha, somente R$ 3,00 por copo utilizado. Iniciamos o festival com o crocante da sardenha, bem fininho, uma delícia.


Em seguida, a bruschetta al pomodoro, que veio bem quentinha, com uma camada de queijo parmesão tostadinho.


Depois começou a festa do risoto! A informação inicial que eu tinha era que seriam cinco pratos, mas foram quatro. Ainda bem, porque eu não conseguiria comer nem mais uma garfada de arroz! Talvez seja por isso que a quantidade de pratos foi reduzida de cinco para quatro. Depois da sobremesa, quase saí de lá carregada.

As opções de risoto eram diferentes das que eu tinha colocado no post sobre o Festival, mas já tínhamos sido avisados de que novos sabores poderiam entrar durante o evento. Todos foram aprovadíssimos, o cozimento do arroz estava no ponto, e os sabores, deliciosos. Destaque para o ragu de picanha. Segundo explicações do chef Gabriel, a carne é cozida lentamente com a gordura, que então é retirada. Comemos, nessa ordem:

Risoto de Filé de Lagostim ao Pomodoro

Risoto de Filezinho de Alcachofra

Risoto de ragu de picanha al brasato

Risoto de ossobuco de cordeiro

Para finalizar, a sobremesa. Comi o sgroppino, sorvete de torta de limão com creme de morangos frescos e espumante, e o Bruno foi de creme de mascarpone diet com creme de frutas vermelhas.

Sgroppino

Creme de mascarpone

Aprovo e recomendo o festival. O preço é até barato (R$ 64,00 aos finais de semana) se levarmos em conta a quantidade e a qualidade da comida. Corram porque termina dia 15, e aguardem novidades do chef Gabriel, que nos próximos dias vai à Itália mais uma vez para pesquisar. Ele me disse que, na volta, deve criar algo em cima do tema finger food.

3 comentários:

Rita Lopes disse...

lindos e parecem saborosos! mas apesar de comilona, acho que não aguentaria três pratos. vc está me batendo, clarinha...

Clara Bello disse...

Ritinha, foram quatro! Como diz o Bruno, eu fiquei igual ao Boi tá tá, tava difícil até de respirar. rsrsr

Anônimo disse...

O dono do restaurante é pedófilo! Assediou uma ex-estagiaria!

Postar um comentário