domingo, 3 de outubro de 2010

Papas bravas

As batatas bravas, ou papas bravas, é um petisco típico da Espanha, servido em bares de tapas por todo o país. As variações da receita são muitas. Geralmente frita-se os cubos de batatas, que são servidos com dois tipos de molho, um de tomate, picante, e outro de maionese a base de azeite e alho, o aioli, ou alioli. Para uma versão mais saudável, ao invés de fritar, assei as batatas. Servi somente com a “salsa brava”, que coloquei em potinhos.

Ingredientes

800 g de batatas médias
Azeite, sal e pimenta do reino a gosto
½ cebola pequena
1 dente de alho
1 lata (400g) de tomate pelati
1 colher de café de páprica picante
1/2 colher de café de páprica doce
1 colher de café de vinagre de xerez
Tabasco (molho de pimenta) a gosto

Modo de Preparo

Descasque as batatas e corte-as em cubos com cerca de 2 cm. Coloque numa panela, cubra com água, salgue, leve ao fogo, deixe levantar fervura e cozinhe até que elas estejam macias, mas sem desmanchar. Escorra e deixe esfriar um pouco. Em um tabuleiro, junte a batata, regue com azeite e tempere com sal e pimenta do reino. Misture para cobrir a batata com o azeite. Asse em forno quente (200 a 220 graus), até que os cubos estejam dourados (20 a 25 minutos).

Faça o molho que dá nome às bravas: refogue alho e cebola no azeite, junte 1 lata de tomates pelados picados e cozinhe por 15 minutos em fogo brando. Tempere com sal e pimenta do reino. Junte a páprica doce e a picante, até  sentir que ficou ardidinho na medida do seu gosto. Coloque o vinagre e o tabasco. Passe o molho para um ou mais potinhos e sirva com as batatas assadas.

5 comentários:

Daniela Hissa disse...

Já anotei a receita do molho.. Vou tentar fazer e depois te conto Clara. Obrigado!

Clara Bello disse...

De nada! Volte aqui para contar mesmo!!

Unknown disse...

Essa batata estava uma verdadeira perfeição!

Clara Bello disse...

Obrigada!!

Jacqueline Abecassis disse...

Parabéns pela receita perfeita! Comi em Madri e certamente esse é o exato molho ( que é servido já por cima das batatas cozidas e fritas). Um detalhe apenas ao nome do prato: são Patatas Bravas pois papas são assim chamadas apenas nos paises americanos de lingua espanhola e mais especificamente na Argentina.

Postar um comentário