Na quinta o maridão e eu vimos o primeiro Que Marravilha! gravado em Belo Horizonte. Simplesmente hilário. O Claude ensinou a Fernanda, que só sabia fazer miojo, a preparar um delicioso risoto ao brie, parma, tomate e rúcula. Bruno ficou "queiroso" e me pediu pra fazer o risoto no dia seguinte. Ficou realmente uma "marravilha"! Recomendo!!
Risoto ao brie, parma, tomate e rúcula
Serve 4 pessoas
MOLHO DE TOMATE
4 tomates maduros
½ cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de azeite
½ colher de sopa de extrato de tomate
80ml água
sal
pimenta-do-reino moída na hora
Faça um pequeno corte em cruz nos tomates, coloque-os em água fervendo por 2 minutos e depois jogue-os imediatamente em água com gelo por mais 2 minutos. Assim, será muito mais fácil descascar e retirar as sementes.
Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola e o. Acrescente os tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos. Junte o extrato de tomate e a água e deixe cozinhar em fogo baixo até reduzir. Tempere com sal, pimenta-do-reino e um fio de azeite e bata tudo no liquidificador.
RISOTO
2 colheres de sopa de cebola picada
300g arroz arbório
1 copo de vinho branco seco
08 a 10 conchas de água ou caldo de frango fervente
1 colher de sopa de manteiga
300g queijo brie em cubos
4 fatias de presunto de parma cortados em tiras finas
folhas de rúcula
sal
pimenta-do-reino moída na hora
Refogue a cebola no azeite. Acrescente o arroz e refogue por mais 5 minutos. Coloque o vinho branco e deixe reduzir um pouco. Acrescente 1 concha de água ou caldo de frango fervente e deixe reduzir até secar, sem parar de mexer. Continue a mesma operação, colocando 1 conchas de água ou caldo de frango sempre que secar, até atingir de 8 a 10 conchas ou 20 minutos, mexendo sem parar.
Adicione o queijo brie, o presunto de parma e a manteiga, mexendo por mais 5 minutos. Verifique os temperos, desligue o forno e coloque a rúcula.
FINALIZAÇÃO
Coloque o risoto no prato fundo. Regue com o molho de tomate e algumas gotas de azeite extravirgem. Decore com folhas de manjericão e se quiser, rale parmesão por cima.
que nojo!!!!!!!agua ou caldo?
ResponderExcluirmolho no final?
Uai, nojo por que, querido anônimo? O Claude Troisgros fez a receita com água, acho que para facilitar a vida da intrépida cozinheira. Eu fiz com caldo de frango. O molho de tomate você coloca por cima, na finalização do prato, antes de servir, como você vê na foto. Avraços.
ResponderExcluirAdoro risoto, amanhã vou experimentar este. Parece ótimo e o prato está lindo. Obrigada pela receita.
ResponderExcluirAna.
Olá, Ana, risoto é tudo de bom, e essa receita ficou uma delícia!! Depois me conta como ficou o seu. Abs.
ResponderExcluirOlá Clara,
ResponderExcluirConheci seu blog hoje e estou me deliciando.
Meu namorado e eu adoramos um prato especial. Vimos esse programa e fizemos em casa. Da primeira vez seguimos a receita à risca.
Mas da segunda vez demos uns toques pessoais a receita e, inclusive, suprimimos a rúcula... Achamos que o sabor da rúcula predominou muito.
Selecionarei algumas receitas suas e volto para contar como ficou.
Parabéns pelo blog.
Carolina
Olá, Carolina, tudo bem? Que prazer receber a sua visita! Volte mesmo para contar. Abs. Clara
ResponderExcluir