Outro dia a Ritinha, que já está virando pauteira do blog, perguntou-me qual era a diferença entre a polenta e o angu. Tem muita gente que fala que são a mesma coisa, mas não são, apesar de, nos dois pratos, o protagonista ser o milho. Simplificando, o angu é feito de fubá, e a polenta, de farinha de milho de granulometria mais grossa.
A polenta surgiu na região norte da Itália, e era base alimentar da população e dos legionários romanos, feita principalmente de aveia. Pouco depois da chegada dos espanhóis ao Caribe em 1492, o milho foi introduzido na Europa. Na Itália, o milho passou a ser cultivado primariamente no norte, onde as chuvas são abundantes. A partir de então é que a polenta passou a ser feita de milho.
Sua textura varia bastante, de firme nas regiões de Veneza e Friuli a cremosa na região de Abruzzi. A polenta sempre foi feita da mesma forma: com bastante esforço e paciência, misturando a pasta de milho em caldeirões de cobre, aquecidas sob o fogo.
Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita. Pode ser recheada com uma miríade de molhos ou outros ingredientes, acrescentados enquanto ela ainda está mole.
Em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, o angu preparado apenas com o fubá de milho e água, sem a adição de sal, e com consistência mais firme, é conhecido como “angu mineiro”. Quando preparado de forma mais cremosa, para ser misturado com miúdos de vaca e porcos na hora de consumo, é conhecido com “angu à baiana”. O preparo dos miúdos de vaca e porcos é bem semelhante ao sarapatel.
O milho é um alimento muito versátil, com dezenas de aplicações:
Farinhas
- Fubá - É usado no angu, em sopas e bolos;
- Em flocos - Ideal para polenta e pães. Quando misturada à água, fica com consistência de creme;
- Sêmola - Pode acompanhar pratos com legumes e serve também para fazer polenta;
- Maisena - É a goma, o polvilho do milho. Faz ótimos biscoitos e é geralmente usada em doces.
Nascidos do milho
- Curau - Milho ralado, com canela e leite condensado;
- Canjica - Com leite e coco, é feita com milho verde ou branco;
- Canjiquinha - É o milho quebradinho. Geralmente vai com carnes;
- Picolé - A versão mais gelada do milho verde é fiel ao cereal;
- Pamonha - Enrolada na palha do milho. Coma ainda quente;
- Broa - Feita com fubá ou farinha de milho. Pode levar queijo;
- Cereal - O milho se consagrou na forma de cereal matinal.
Veja matérias sobre o assunto:
"O Duelo do Angu com a Polenta"
"Polenta é um prato simples e democrático"
Fonte: Wikipedia
dúvida esclarecida, clarinha. mui rico!
ResponderExcluirgrata, bjos!
De nada, querida!
ResponderExcluirUi... Sou de família italiana (materna e paterna), assim como meu esposo, e a polenta sempre foi feita com fubá, e não farinha de milho...
ResponderExcluirPois é aqui em casa tb
ExcluirOlá Clara, seu blog é bem interessante e com boas dicas.
ResponderExcluirTambém tenho um blog, mas ainda estou no início....rsrs
Bom adoro cozinhar e sempre estou a procura de novas receitas e sabores.
Sou de família italiana também, e devo concordar com o comentário acima. A polenta sempre foi feita com fubá, a diferença do angu, é que a polenta é bem temperada,com sal, alho, caldo de legumes, além de ir manteiga e leite no preparo.
Espero ter ajudado....Um grande beijo e parabéns pelo blog.
Na nossa nunca colocamos leite nem manteiga
Excluirola minha querida a difernça é somente que polenta e de gente fina e angu de gente pobre, pois o angu pode acrecentar temperos e recheios tanto quanto a polenta e fazer de inumeras formas, igual a polenta, entao nao me venha dizer besteiras pois sou chef de restaurante italiano curiosamente em Milao e aki fazemos a polenta igual e feito o angu no Brasil, apenas usamos azeite, especiaris e etc.
ResponderExcluirMe poupem com esta história de que tem diferença...
ResponderExcluirSó na cabeça de gente mal informada e estúpida!
Os italianos são uma fraude e estão sempre roubando a história e cultura alheia, pois todo mundo (pelo menos pessoas bem informadas) que os italianos vieram da italia para o Brasil fugindo da fome e oque eles passaram á chamar de Polenta nada mais é do que o Angu que os escravos já comiam á décadas...
Oi Clara!
ResponderExcluirFaça um favor á cultura e a história e antes de publicar uma informação totalmente equivocada como você fez, estude e pesquise antes (em fontes seguras é claro) e não á uma simples postagem que algum mal informado postou no Wikipédia.
Oi
ResponderExcluirFaço as vezes aqui em casa e é sempre sucesso, um creme de milho feito com milharina e coloco couve a mineira bem fininha, o creme é feito com azeite, alho, cebola, pimenta do reino.
Quando for comer acrescente um pouquinho de tabasco.
Pra mim é a mesma coisa so muda o nome.. Gente metido a besta colocou o nome de polenta mas o verdadeiro nome é Angu.
ResponderExcluirNa minha opniao, nao e angu nem polenta e xerem kkkkkkkkk
ResponderExcluirSerio gente tem uma certa diferente entre o ponto e o tipo da farinha ou fuba q usa mas num todo e quaaaaaaaase a msm coisa!
O sabor deve ser o msm e milho kkkkkk
meu pai é italiano e concordo com a autora. Ele nasceu em pontecagnano, sicilia no sul da itália e pelo menos por lá, é feita com farinha de milho.. tanto que a da minha nona ficava meio dura depois de fria. E sempre se comia com molho vermelho e queijo ralado... pode ser que em epocas mais distantes, porque meu pai está com 70 anos, ou na regiao norte da italia se faça também com fubá... abraços
ResponderExcluirMinha dica...façam angu do próprio milho verde que fica uma delícia e nao precisa fica cozinhando por muito tempo.
ResponderExcluirMinha dica...façam angu do próprio milho verde que fica uma delícia e nao precisa fica cozinhando por muito tempo.
ResponderExcluirPra mim a diferença está só no ponto de cozimento.....mais duro,angu....mais mole,cremoso,polenta.
ResponderExcluirAgora essa estória de ficar duas horas cozinhando um mingau,nao cola. E frescura.
Mais uma correção: a goma é o AMIDO. "Maizena" é marca !!!
ResponderExcluirGostaria de saber o que é canjiquinha, uma farinha, grão como posso classificá-la.
ResponderExcluirCanjiquinha é o milho quebradinho, triturado, tamanho de 1/4 grão de arroz
Excluirentão quer dizer que minha avó italiana,minha mãe e eu sempre fizemos angu ao invés de polenta porwue usamos fubá,
ResponderExcluirna festa italiana daqui de Jundiaí entre outras quermesse s usam angu frito ao invés de polenta frita kkkkkk
cada uma
Pois pra mim continuou sendo a mesma coisa.
ResponderExcluirGente Boa angu é feito de milho verde ralado (milho já meio duro)É polenta e feito de fubá .
ResponderExcluirEntão tá aí, a polenta de milho "italiana" nada mais é do que uma cópia do nosso angu, daqui, do Brasil, criado pelos indígenas, brasileiríssimo!
ResponderExcluir20 comentarios de pessoas sem nada pra fazer cada um faz do jeito que quiser e chama do jeito que quiser
ResponderExcluir20 comentarios de pessoas sem nada pra fazer cada um faz do jeito que quiser e chama do jeito que quiser
ResponderExcluir